Irene Rizzini aponta desafios para o SGDCA em primeira aula de curso

do Portal Pró-Menino
Murillo Magalhães


Participantes assistem a videoconferência em sala da
Rede do Saber na Capital (foto: Murillo Magalhães)

Aconteceu na última sexta-feira (26/03) a primeira aula do curso “Construção de Fundamentos”, especialmente voltado para atores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

Ministrada por Irene Rizzini, pesquisadora da área e professora da PUC-RJ, a aula “Contexto Histórico e Cultural” teve como tema a história do SGDCA no País, marcado principalmente pelo advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei que foi construída com ampla participação social e que iniciou a consolidação desse sistema que hoje até é considerado modelo para outras nações. “O mundo fica impressionado com o fato de o Brasil ter criado este SGDCA. Foi uma oportunidade única, com participação ampla da sociedade, o que não existe em muitos países”, afirmou.

A professora também abordou os desafios que ainda precisam ser enfrentados para melhor funcionamento do sistema: “somos um país rico, pois temos 60 milhões de crianças e adolescentes. E essa riqueza precisa ser valorizada. Porém, mais da metade de crianças em nosso país vive abaixo da linha da pobreza, com aproximadamente R$ 6 por dia”, disse ela.

Realizado por meio de videoconferências, esse curso possibilita que pessoas de diversas localidades do estado de São Paulo acompanhem e façam perguntas das salas da Rede do Saber em que estão assistindo as aulas. Nesse primeiro encontro, houve participação de 200 pessoas, que se dividiram em 68 salas da Rede do Saber de diferentes municípios. Além disso, cerca de 140 pessoas também participaram assistindo e interagindo pela internet.

No bairro da Lapa, na Capital, Márcia da Silva Buscharino, assistente social de uma unidade masculina de internação da Fundação CASA, foi uma das participantes. Para ela, “esse tipo de atividade sempre ajuda, sempre acrescenta”. Ela resume sua motivação para participar dizendo : “quanto mais você se apropria do saber, mais melhora sua atuação no SGDCA”. Outra participante, Vanice Deise, coordenadora de um núcleo de produção audiovisual na Cohab de Taipas, afirma que o curso possibilita promover atitude nas pessoas para que possam lutar pela garantia de direitos.

Lucilia Lopes, professora e voluntária da Educafro de Diadema, participou na sala em seu município e questionou a palestrante se não seria necessária uma atenção ainda mais especial na defesa dos direitos dos jovens das periferias, que sofrem mais com a desigualdade. Irene concordou que é urgente se fazer alguma coisa a esses jovens, porque eles estariam sendo exterminados pela sociedade. “Essa violência [na periferia] precisa ser erradicada”, disse. Segundo ela, esse seria o primeiro passo para fazer com que todas as crianças e adolescentes sejam totalmente integrados.

Sobre o Curso
Com transmissão pelo site da Rede do Saber, o curso acontece de março a agosto de 2010, dividido em sete aulas de três horas cada. A próxima videoconferência está marcada para o dia 14 de abril, às 14h. Todas as aulas serão retransmitidas pelo Portal Pró-Menino.

O Projeto “Aprimoramento SGDCA” é promovido pela Rede Social SP, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, sendo executado pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA).

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