A 6ª edição do Conage - Congresso Nacional de Gestão Eclesial trará como assunto central o tema “Gestão e Comunicação: Conhecimento, estratégia e inclusão digital na Igreja. O Congresso será realizado de 8 a 10 de abril, no Pavilhão Amarelo, do ExpoCenter, em São Paulo. O congresso é um dos eventos que compõem a ExpoCatólica, Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas.



A programação do Conage será dividida em quatro ciclos - Administração Eclesial e Comunicação, Liderança e Direito Canônico, Gestão e Marketing e Dízimo e Secretaria. No total serão apresentadas 11 palestras alinhadas ao tema central.

No dia 8, a abertura do Conage será com a palestra de Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB. “Gestão e Comunicação: Conhecimento, estratégia e inclusão digital na Igreja” é a temática a ser explorada por D. Dimas. “Evangelizar pela Internet em uma Civilização Planetária”, será proferida pelo Ir. Afonso Murad, e “Os desafios e os Novos Caminhos da Gestão Paroquial no Contexto Urbano”, por Cônego Edson Oriolo, estes últimos, colunistas da Revista Paróquias & Casas Religiosas.

A programação do segundo dia inclui as palestras “O Líder Comunicador em Ação”, com a Irmã Helena Corazza – FSP, “O dia a dia na Paróquia”, com D. Hugo da Silva Cavalcante – OSB, “O Cuidado com a Saúde do Líder”, com Dr. Fabiano de Almeida Rocha, Médico Geriatra - Diretor da Germed, “A Contabilidade Paroquial em Ordem”, com Dorival Venciguera e a palestra “O Marketing na Gestão Eclesial”, com Henrique Holanda.

No último dia, o palestrante e escritor Rodnei Rivers abordará o tema “Secretária Paroquial na Era Digital”, e Aristides Luís Madureira, Diretor da editora A Partilha apresentará a palestra “O dízimo e as obras de misericórdia em uma administração participativa”. Neste mesmo dia, os participantes ainda poderão conferir uma apresentação especial sobre o Manual de Gestão Eclesial da CNBB, com Francisco Julho de Souza, Ecônomo da CNBB.

O Congresso Nacional de Gestão Eclesial foi elaborado com o objetivo de promover a capacitação e o aprimoramento de leigos e religiosos envolvidos com a administração de paróquias e casas religiosas. Nas cinco edições anteriores, mais de 1.200 participantes se beneficiaram com as palestras.

Arquitetura religiosa também será tema do 6º Conage

O Grupo Paulista de Arquitetura e Arte Sacra - GPAAS em parceria com a (Expocatólica/Conage) oferecerá durante o Conage, um ciclo de palestras sobre a Arquitetura e a Arte Sacra. As palestras serão ministradas por Regina Machado, Nádia Neimar, Gabriel Frade, Gustavo Montebello e Padre Elcio da Silva Barros. O acesso às palestras é gratuito e as inscrições podem ser feitas na hora. Confira a programação no site http://www.conage.com.br/programacao.asp

Sobre a ExpoCatólica

A 7ª. Edição da ExpoCatólica - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas, será realizada de 08 a 11 de abril, no Pavilhão Amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo. O segmento religioso católico, organizado como setor de consumo de produtos e serviços, é apresentado nesta feira, que desde 2003, quando realizou a primeira edição, vem revelando uma ampla e diversificada cadeia produtiva. Qualquer instituição religiosa, tal como as demais instituições públicas ou privadas, apresenta demandas de consumo diversas, como por exemplo, papelaria, movimentação de recursos financeiros, móveis, tecnologia, periféricos de informática, material de construção, e tantos outros itens, que irão promover a eficiência e o seu melhor funcionamento. A partir da revelação dessa conjuntura, da ExpoCatólica derivaram-se outras ações, específicas para a gestão eclesial, tais como o 6º. Congresso Nacional de Gestão Eclesial, realizado durante a feira, e a Revista Paróquias e Casas Religiosas, publicação bimestral e distribuída por meio de assinatura, para padres, freiras e leigos que estejam diretamente ligados a atividades de gestão de instituições da Igreja Católica. A revista está na 23ª. edição e em maio deste ano completa quatro anos de existência, com assinantes no Brasil e Exterior.

No Pavilhão Amarelo do ExpoCenter Norte também é possível ampliar o conhecimento em relação às segmentações que a instituição apresenta, por meio dos salões anexos. A novidade deste evento é o Salão ANEC de Educação. A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) congrega as mais relevantes instituições de ensino do país e fará parte da grade de programação dos eventos paralelos ao lado da Expo Vocacional - Feira de Congregações e Comunidades religiosas (3ª. Edição), o Salão Peregrinus – Salão Internacional de Turismo Religioso (4ª. Edição) , com a presença de expositores nacionais e internacionais do segmento. O salão sediará também, a terceira reunião do Meeting de Turismo Religioso, um comitê que vem se reunindo desde o final do ano passado para a organização do segmento desta modalidade de turismo no Brasil, em benefício das prefeituras, das empresas e das comunidades no entorno dos destinos de peregrinação, tal como ocorre na Europa e no Oriente, cuja tradição do Turismo Religioso está consolidada.

Os dois primeiros dias da Feira são destinados aos profissionais do setor e posteriormente a Feira será aberta ao púbico em geral. O acesso ao pavilhão é gratuito aos profissionais do setor e para o público leigo, pede-se a doação de um kg de alimentos ou R$ 5,00. Toda a arrecadação será destinada a obras sociais da Igreja.



Expo Center Norte
Pavilhão Amarelo
Rua Otto Baumgart, 1000 - Vila Guilherme - São Paulo - SP
Tel.: +55 (11) 2089-8500
Próximo à Estação Portuguesa-Tietê do Metrô.
Site: www.centernorte.com.br/expo-center-norte/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade