Prevbarcos levam atendimento a populações ribeirinhas

Moradores de mais 20 municípios da região Norte do Brasil terão acessos aos serviços previdenciários por meio dos Prevbarcos. As embarcações, equipadas com alta tecnologia, levam o atendimento a comunidades rurais, ribeirinhos, extrativistas, aldeias indígenas e quilombolas de pequenos municípios que não possuem agências da Previdência Social.

A embarcação de Santarém (PA) já começou a viagem na última terça-feira (15). Outras duas embarcações, a de Rondônia e a de Belém (PA), iniciam novos trajetos nos dias 25 e 27, respectivamente. A clientela atendida será majoritariamente rural, principalmente de segurados especiais. A embarcação de Rondônia, que atuará na fronteira com a Bolívia, deve visitar aldeias indígenas de várias etnias, além de uma pequena comunidade que vive da extração de castanhas.

Alternativa – O Prevbarco é uma alternativa para a interiorização do atendimento previdenciário. A Unidade Móvel Flutuante oferece todas as facilidades e serviços disponíveis nas agências fixas da Previdência Social. Os barcos possuem equipamentos de alta tecnologia, que permitem a transmissão de dados via satélite e o acesso online aos dados do segurado para a concessão de benefícios em até meia hora.

Antes do Prevbarco, moradores de locais isolados se submetiam a longos, desconfortáveis e onerosos deslocamentos. Eles tinham que ir até a sede de um município mais próximo onde houvesse uma agência fixa da Previdência Social para solicitar um benefício. Dependendo da localidade, os deslocamentos podiam levar horas e até mesmo dias de viagem em canoas e outras embarcações.

Parceria – Além das embarcações do Pará e de Rondônia, há mais dois barcos que fazem o atendimento no Amazonas, em parceria com o governo do estado, por meio do projeto do Pronto Atendimento Itinerante (PAI). Atualmente, o PAI está com dois barcos, que percorrem os principais rios da região (Amazonas, Solimões, Negro, Tocantins e Xingu) e seus afluentes (Juruá, Japurá, Branco, Purus, Madeira).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços