Ministério das Relações Exteriores

Departamento de Comunicação Social

 

 

Nota nº 115

21 de setembro de 2021

 

Conselho de Cooperação do Golfo decide não impor salvaguarda sobre importações de produtos de aço – Nota Conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Economia

 

O Governo brasileiro tomou conhecimento, com satisfação, de que o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) concluiu investigação de salvaguardas relativas à importação de determinados produtos de aço, sem a aplicação de medidas contra o Brasil.

Caso aplicada, a salvaguarda teria impacto negativo sobre as exportações brasileiras do produto investigado aos países do CCG (Arábia Saudita, Kuaite, Omã, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Catar) e contribuiria para os problemas crônicos que o setor siderúrgico enfrenta globalmente, como excesso de capacidade e protecionismo.

O Ministério da Economia e o Ministério das Relações Exteriores participaram ativamente da investigação, em defesa da exclusão das exportações nacionais da eventual aplicação da salvaguarda, ao amparo do Acordo sobre Salvaguardas da Organização Mundial do Comércio.

A decisão é resultado positivo para o setor de aço brasileiro e para a relação econômico-comercial do Brasil com os países do CCG.

[Nota publicada em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/conselho-de-cooperacao-do-golfo-decide-nao-impor-salvaguarda-sobre-importacoes-de-produtos-de-aco-2013-nota-conjunta-do-ministerio-das-relacoes-exteriores-e-do-ministerio-da-economia ]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente