Educadoras discutem a inclusão e a educação inclusiva no Brasil


A crescente preocupação com a inclusão e as discussões atuais sobre o tema o colocaram na pauta política e no centro dos debates acerca do ideal da universalização dos direitos individuais. Mas o que é inclusão? Quais os limites da inclusão e da exclusão? O que distingue a inclusão da reclusão, da integração e da reinserção social? O que significa entender a inclusão como um imperativo de Estado? O que caracteriza a inclusão pelo viés da educação especial e pelo viés da educação inclusiva? Essas e outras questões são discutidas no livro 'Inclusão & Educação', das educadoras Maura Corcini Lopes e Eli Terezinha Henn Fabris, lançamento da Autêntica Editora.
Neste importante estudo sobre a educação inclusiva e sobre o papel das instituições de ensino e dos educadores nesse contexto, as autoras problematizam, dentro de um panorama geral, a preocupação com a inclusão no Brasil, em especial com a educação inclusiva no país, e contextualizam e discutem o conceito e as políticas de inclusão, partindo de sua noção atual e emergente e buscando entendê-la como um processo datado advindo dos muitos movimentos sociais, econômicos e culturais produzidos na história da Modernidade.
A obra também revela as diferenças entre inclusão, reclusão, integração e reinserção social e apresenta pesquisas que possibilitam a educadores aprofundar o conhecimento sobre a educação inclusiva, além de indicar outras produções sobre o tema, que contribuem para o amadurecimento dessa discussão.
Inclusão & Educação integra a Coleção Temas e Educação, que já conta com 12 obras, escritas por especialistas em educação, dirigidas a quem quiser se aprofundar nos temas abordados e se familiarizar com as discussões contemporâneas no campo da pesquisa e da prática educacionais.
Confira aqui amostra da obra.
Sobre as autoras – Maura Corcini Lopes é doutora e mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2012, Realizou estudos de pós-doutorado (bolsa Capes) na Universidade de Lisboa. É pesquisadora Produtividade Pesquisa – CNPq e professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e vice-coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq).
Eli Terezinha Henn Fabris é graduada em Pedagogia – Administração Escolar e Orientação Educacional, pela Universidade de Passo Fundo e possui doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Nessa mesma instituição, coordenou o curso de Especialização em Educação Especial, o Programa de Educação e Ação Social (EDUCAS) e o Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNISINOS).
TítuloInclusão & EducaçãoAutoras: Maura Corcini Lopes e Eli Terezinha Henn Fabris
Coleção: Temas & Educação
Número de páginas: 96
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-8217-118-9
Editora: Autêntica Editora
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade