Cuidar de bichos era fixação de Guimarães Rosa


"Creio, firmemente, que os animais têm alma, e que, algum dia, sob não sei que forma, havemos de rever os nossos – aos quais o amor desinteressado uniu, e, ainda mais, talvez, o sofrimento.” (Guimarães Rosa, em carta)


Felinamente. Assim um amigo de Guimarães Rosa definiu como agia o escritor ao lado de seus gatos.
Quem ia ao apartamento do mineiro, em Copacabana, logo notava que ele se misturava aos bichos. Paulo Dantas ainda escreveu: “Em casa, lá estava Rosa, íntimo, comungante, ao lado de belos gatos aveludados. Rosa neles se esfregava voluptoso. Com os gatos, movia-se a pessoa de Rosa”.

A paixão do autor de Grande Sertão: Veredas não era apenas pelos felinos e vinha da infância, quando vivia numa chácara com perdizes, cabras e saguis de estimação. Um veadinho que o pai trouxera de uma caçada foi o primeiro bicho pelo qual se apegou. Depois teve um carneirinho branco inseparável.

Já adulto, sempre manteve animais em casa e se alegrava ao contar sobre eles aos amigos e familiares. Um papagaio chamado Louro sabia cantar, assobiar, aboiar, tossir e chorar como criança. “É um pândego”, contou ao pai, em carta de 1952.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade