Uso de crian�as-soldado na Som�lia � problema grave

Por Reda��o TN / Carlos Ara�jo, R�dio ONU NY

Dois altos funcionários da ONU pediram o fim imediato do recrutamento e uso de crianças-soldado na Somália, onde o principal alvo são menores de 10 anos de idade. O novo diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, Anthony Lake e a representante especial de Ban Ki-moon para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, expressaram preocupação com notícias de que o recrutamento de menores por grupos armados na Somália está aumentando.



Em comunicado conjunto divulgado em Nova York, eles lembraram que o uso de crianças em conflitos é um crime de guerra. Foi pedido ainda a libertação dos menores e a garantia de que os responsáveis sejam levados à justiça. Notícias recentes indicam que escolas são usadas como centros de recrutamento e que crianças-soldado sofrem espancamentos e até execução. A Somália continua a ser afetada por confrontos entre forças do governo e rebeldes islâmicos.



O país é palco de uma das piores crises humanitárias no mundo, com 1,4 milhão de deslocados internos, 570 mil refugiados e quase 3 milhões de pessoas dependem de ajuda de emergência. Lake e Coomaraswamy afirmam no comunicado estarem prontos para ajudar as crianças afetadas no processo de reintegração nas comunidades locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade