Mobilização tenta derrubar projeto que cria creches domiciliares
Os movimentos em defesa da Educação Infantil estão em campanha contra uma nova proposta levada ao Congresso Nacional. O deputado federal licenciado Luiz Pitiman (PMDB-DF) apresentou projeto de lei 75/2011, que estimula a criação de creches domiciliares para crianças de até 3 anos.

O projeto foi concebido como medida para atender a um problema social, que são bebês sem educação e sem cuidado, e mães angustiadas pela falta de vagas em creches.

No entanto, a solução para a educação não pode ser paliativa. É dever do poder público garantir o direito das crianças pequenas à educação infantil pública, gratuita, laica e de qualidade.

Na forma como está, o PL 75 não vai atender às mães e às crianças. Atenderá somente aos prefeitos que não têm compromisso com a educação infantil. Em vez de construir creches, vão estimular que mães transformem suas casas em creches.

Um dos pontos frágeis do projeto é prever capacitação de 20 horas para as “mães crecheiras”. Esta carga horária está muito longe da formação inicial de 2700 horas de estudo universitário de uma professora de educação infantil e dos cursos de formação em serviço que ela periodicamente faz (ou deveria fazer). Então não se pode chamar de educação infantil. Apenas um quebra-galho.

O Mieib – Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil, – com apoio do Feipar (Forum Paranaense da Educação Infantil, iniciou na internet um abaixo assinado contra o PL 75/11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços