Fortaleza sediará o IV Congresso Brasileiro de Eneagrama

A Contribuição do Eneagrama para uma nova Humanidade será tema do IV Congresso Brasileiro de Eneagrama entre os dias 27 e 30 de maio no Centro de Eventos do CEU - Condomínio Espiritual Uirapuru, na Avenida Alberto Craveiro, 2222, no bairro Castelão, realizado pela Associação Brasileira de Eneagrama (IEA Brasil).

O evento contará com a presença de professores e entusiastas do Brasil e de outros países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Austrália, e traz pela primeira vez, o Doutor Cláudio Naranjo, psiquiatra chileno, um dos maiores especialistas em Eneagrama e uma referência respeitada mundialmente em diversas áreas do saber. Ele faz a palestra de abertura, no dia 28 de maio.

O congresso terá 20 oficinas de caráter social com palestras e vivências do eneagrama em diversos bairros da cidade. Serão realizadas visitas a centros educacionais, aldeias indígenas, fazendo chegar a cada comunidade a força de transformação social e pessoal que o Eneagrama proporciona.

História do Eneagrama

O Eneagrama é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução da consciência, autoconhecimento e transformação pessoal. Esta técnica descreve a personalidade do ser humano segundo nove padrões. O Eneagrama é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos, provavelmente no Egito. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.

Mais que trazer uma visão dos tipos humanos representa um esquema para a compreensão de todos os fenômenos envolvendo a humanidade. O Eneagrama foi uma idéia originalmente trazida por G.I.Gurdjieff para o Ocidente, após 20 anos de peregrinação pelo Oriente.

Em 1970, o Eneagrama foi transmitido por Oscar Ichazo para um grupo de pessoas recrutadas principalmente pelo Psiquiatra Chileno Claudio Naranjo e reunidas na cidade de Arica, no Chile. Claudio Naranjo e outros participantes deste grupo transmitiram este conhecimento para outras pessoas nos Estados Unidos e em centros específicos da América do Sul.

Com o tempo, o Eneagrama vem se tornando mais conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por pessoas, grupos e importantes organizações. Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

A International Enneagram Association (IEA) conglomera profissionais e entusiastas do Eneagrama de todo o mundo. Em Fortaleza a Comunidade Shalom disponibiliza profissionais para a realização do Eneagrama. A casa fica na Rua Lopes Filho, 303, Parquelândia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços