ONU pede liberta��o de �ltima crian�a-soldado presa em Guantanamo

Por Reda��o TN / Daniela Traldi, R�dio ONU NY

A representante especial de Ban Ki-moon para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, reiterou ontem (5/5) o pedido para libertação imediata da última criança-soldado ainda detida em Guantanamo. Ela expressou preocupação sobre o caso, que foi levado a julgamento em comissão militar dos Estados Unidos, com acusação de crimes de guerra. Segundo a representante especial, Omar Khadr é cidadão canadense e foi preso no Afeganistao em 2002 quando tinha 15 anos de idade.

Ele está sob custódia dos americanos há sete anos, em confinamento solitário. Coomaraswamy pediu aos governos dos Estados Unidos e Canadá para respeitarem o protocolo opcional da Convenção sobre os Direitos da Criança. O protocolo tem o objetivo de aumentar a proteção de crianças durante conflitos armados. Ele exige que os Estados partes tomem todas as medidas possíveis para garantir que membros das forças armadas menores de 18 anos de idade não participem diretamente de hostilidades.

Ela fez um apelo para que americanos e canadenses tratem Khadr como uma criança-soldado e façam esforços para reabilitá-lo. A representante especial disse que Omar Khadr deve ter as mesmas proteções oferecidas a essas crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços