Fórum Internacional de REDD se reúne em Manaus


Especialistas da América Latina vão debater modelos de REDD que incluam povos indígenas e populações tradicionais



A estruturação mais afinada do conceito de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), além de buscar a elaboração de estratégias comuns em relação às políticas globais em relação à preservação de florestas. Este será um dos focos principais do I Simpósio latino-Americano de REDD, que vai acontecer em Manaus, de 15 a 17 de setembro. O evento está sendo organizado pelo Fórum Latino-Americano de REDD. As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas pelo site www.forumredd.org.



O evento vai abordar o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), trabalhando com fatos e tendências apresentados por especialistas do processo na América Latina. Uma das idéias básicas é que os países que estão dispostos e são capazes de reduzir as emissões provenientes do desmatamento deveriam ser compensados financeiramente por isto.



O Simpósio deverá reunir mais de 100 participantes de vários países da América Latina, entre especialistas, comunitários, lideranças indígenas, universitários, entre outros, que poderão promover a comunicação e a troca de experiências sobre temas relacionados com REDD.



“É a primeira vez que representantes de diversos países da América Latina se reúnem para discutir o REDD em um evento aberto. Os países da região precisam consolidar posições comuns para garantir espaço nas negociações globais”, afirma o coordenador geral do Fórum Latino-Americano de REDD e diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana. O Fórum Latino-Americano foi criado no dia 13 de fevereiro de 2009, durante o ‘1º Workshop Sul-Sul de Cooperação para Atividades de REDD’, evento realizado em Manaus (AM), Brasil, reunindo especialistas de REDD de dez países latino-americanos e dos Estados Unidos para trocarem experiências sobre os seus projetos na América Latina.



Serviço

Abertura: 15 de setembro, às 18h, no Salão Rio Negro A do Hotel Tropical.

O Simpósio irá se realizar nos dias 16 e 17, no Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas - CEPEAM (Soka-Gakkai), situado a avenida Desembargador Anísio Jobim, 980, KM 11, Aleixo, Manaus (AM), Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços