Brasil inspira México na formulação de políticas de segurança alimentar






O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foram duas medidas que atraíram a atenção de uma delegação do governo do México que está no Brasil para conhecer políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome. Interessados no programa que vincula a compra, diretamente de produtores familiares, dos alimentos destinados à merenda escolar, os mexicanos foram recebidos, nesta quarta-feira (9), pela Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do MDA.



O PAA é uma das políticas que poderão ser implementadas no México a partir de 2010. A incorporação dos pequenos produtores ao mercado fornecedor – por meio da aquisição, pelo governo, de alimentos provenientes da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar e o estoque regulador da União – chamou a atenção do diretor técnico nacional da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Alfredo González Cambero.



A FAO assessora o governo mexicano em um novo desenho de políticas agrícolas. “O México ainda não possui medidas específicas de segurança alimentar como há no Brasil. É muito importante para o governo mexicano conhecer a política brasileira que inclui um círculo virtuoso de produção e consumo”, destaca Cambero.



Alternativa de renda



De acordo com o governo mexicana, alternativas de renda para as populações que vivem mais afastadas da Cidade do México, capital daquele país, é outra questão relacionada ao PAA que chama a atenção dos mexicanos. Dos 110 milhões de habitantes do país, 30% vivem da produção rural. O México, entretanto, enfrenta o desafio de inclusão sócio-alimentar para cerca de 50 milhões de pessoas que se encontram abaixo da linha da pobreza.



O diretor geral de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Renato Olvera Nevárez, afirma que as experiências brasileiras devem complementar o Programa Nacional de Segurança Alimentar (Pesa) elaborado pelo governo mexicano e promovido pela FAO. “Esse pode ser um caminho para a resolução de um problema de comercialização no campo”, avalia Nevárez.



Exemplo brasileiro



As políticas brasileiras de combate à fome deverão ser adaptadas à realidade mexicana. “Não se trata de copiar 100% o modelo do Brasil, mas adaptarmos as melhores soluções”, ressalta Alfredo Cambero, da FAO. Para isso, o governo mexicano contará, primeiramente, com a análise de organismos autônomos – como a FAO e o Conselho Nacional de Avaliação – para a avaliação dos programas públicos.



A delegação mexicana em visita ao Brasil é composta, ainda, pelo diretor de Relações Institucionais e Operações do Ministério da Agricultura, Juan António González Hernandez; o diretor de Desenvolvimento Regional, Jesus Sánchez Arciniega, e a presidente do Instituto Alteño de Desenvolvimento do Estado de Jalisco, Irma González.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade