Em Manaus, ONU promove fórum sobre inserção de refugiados e migrantes no mercado de trabalho

por ONU Brasil
Famílias venezuelanas participam de mais uma etapa de interiorização em Manaus. Foto: ACNUR/João Paulo Machado
Famílias venezuelanas participam de mais uma etapa de interiorização em Manaus. Foto: ACNUR/João Paulo Machado
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Rede Brasil do Pacto Global promovem em Manaus (AM), no próximo 26 de julho, o Fórum Empresarial de Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes. Evento vai esclarecer dúvidas sobre a contratação de estrangeiros no Brasil. Objetivo é mobilizar o setor privado para apoiar a resposta humanitária do país à chegada de venezuelanos.
Inédito na capital amazonense, o fórum será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas — inscreva-se clicando aqui.
Durante o evento, especialistas vão discutir a inserção laboral de refugiados e migrantes sob a ótica da integração social. A inclusão dessa população no mercado de trabalho será abordada como uma oportunidade de crescimento e diversificação da economia local.
O Amazonas é o terceiro estado do Brasil que mais recebeu solicitações de refúgio, segundo a Polícia Federal. Até o final de abril de 2019, Manaus registou mais de 16 mil pedidos — apenas de venezuelanos — para o reconhecimento da condição de refugiado. Em todo o Brasil, a cidade fica atrás apenas de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.
O fórum contará com a participação de representantes da FIEAM, da Agência da ONU para os Refugiados, da Rede Brasil do Pacto Global, do poder público, da sociedade civil e de empresas privadas.

Lançamento de plataforma sobre boas práticas corporativas

Um dos destaques do evento será o lançamento regional da plataforma Empresas com Refugiados, uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global e do ACNUR. O projeto reúne boas práticas de empresas que promovem oportunidades de trabalho e de empreendedorismo para refugiados e migrantes.
Para sensibilizar a comunidade empresarial do Amazonas, representantes do setor privado vão compartilhar as suas experiências no Painel de Boas Práticas, que apresentará casos de sucesso de companhias de todo o Brasil envolvendo a inclusão de refugiados.
Além da FIEAM, também apoiam a realização do fórum o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil, a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e o Projeto Hermanitos.
Saiba mais sobre o primeiro Fórum Empresarial de Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados, realizado no início de julho em Curitiba — clique aqui.
Serviço
Data: 26 de julho de 2019, das 9h às 12h
Local: Auditório Auton Furtado, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) — Av. Joaquim Nabuco, 1919 - Centro, Manaus
Link de inscrição: bit.ly/2JHvYOj

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente