Família como obstáculo

Quanto mais materialistas as pessoas forem, maior é a probabilidade de que elas vejam sua família como um obstáculo ao seu trabalho e ao seu desenvolvimento profissional.

Esta é a conclusão de um estudo publicado no site, e brevemente no exemplar impresso, da revista científica Journal of Occupational and Organizational Psychology.

Valores materialistas

Mark Promislo e seus colegas da Universidade Temple, nos Estados Unidos, realizaram o estudo para investigar até que ponto os valores materialistas de uma pessoa estavam ligados à sua experiência de conflitos trabalho-família.

"Necessidades associadas com valores materialistas têm muito mais probabilidade de serem atingidas através do trabalho, então é possível que as pessoas que atribuam um valor elevado à renda e às posses materiais sintam que as demandas da família representam um empecilho à sua dedicação ao trabalho," explica Promislo.

Conflito entre família e trabalho

Um total de 274 pessoas responderam a um questionário que avaliava em que medida as demandas do trabalho interferiam com suas responsabilidades familiares, e em que extensão as exigências da sua família interferiam com seu trabalho.

Os entrevistados também responderam a um questionário que avaliava o quanto eles eram materialistas.

Os resultados mostram que materialismo está significativamente associado com as medidas de interferência da família no trabalho e também à sensação de sobrecarga de trabalho - a percepção de ter coisas demais para fazer sem o tempo suficiente para fazê-las.

Materialismo versus bem-estar

"Pessoas altamente materialistas dirigem todos os seus esforços para o trabalho, já que isto produz recompensas materialistas tangíveis - dinheiro e posses," diz Promislo.

"Assim, elas veem qualquer obstáculo para o trabalho, incluindo sua família, como uma perturbação. Esta descoberta vem somar o 'conflito trabalho-família' à já longa lista dos efeitos negativos que os valores materialistas exercem sobre o bem-estar pessoal," conclui ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade