Associa��o mobiliza empres�rios para ajudar escolas p�blicas

Por Desir�e Lu�se, Aprendiz

A Associação Parceiros da Educação busca mobilizar empresários brasileiros para ajudar escolas públicas da Grande São Paulo. Fundada em 2006, a organização já beneficiou 80 instituições de ensino por meio de parcerias com 52 empresas, atendendo cerca de 75 mil estudantes. A meta para 2010 é atingir 160 escolas. Segundo a Parceiros da Educação, as maiores necessidades são de infraestrutura e apoio ao material escolar ou manutenção de laboratórios de informática, compra de produtos e equipamentos. Segundo Ribeiro, o que demanda maior gasto financeiro é a capacitação de coordenadores e professores. O investimento médio anual dos empresários por escola está entre R$ 100 e 200 mil.

“A rede pública estadual tem 5,3 mil escolas e não consegue customizar tudo isso”, afirma um dos fundadores e coordenador da iniciativa, Jair Ribeiro. “Queremos melhorar o aproveitamento do aluno e, para isso, atuamos em quatro vertentes: apoio pedagógico, gestão da escola, melhoria de infraestrutura e inserção da escola na comunidade”.

Como cada escola tem carências específicas, a Parceiros da Educação elabora, junto com a direção e professores, um diagnóstico para cada uma e cria um plano de ação. Posteriormente, é assinado um protocolo de intenções entre uma empresa que tenha se disposto a colaborar e a Associação de Pais e Mestres da Escola. As duas partes assumem o compromisso de manter a parceria por, aproximadamente, cinco anos. No momento, mais de 100 escolas cadastradas na associação aguardam empresários que queiram colaborar.

“Nos últimos anos, houve melhora gradual na educação do país, mas ainda falta qualidade. A sociedade não pode aceitar isso e precisa se envolver”, explica Ribeiro.

Segundo balanço da associação, a nota média dos alunos da 1ª a 5ª série do ensino fundamental de escolas parceiras foi 6,3, nota 50% maior que a média geral do País, de 4,2. A comparação usou as notas médias das 80 escolas parceiras em 2009, medidas pela Fundação Cesgranrio, e as notas de 2007 das escolas públicas do País, medidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Estamos divulgando o projeto para além de São Paulo. Queremos mobilizar mais empresários”, completa o coordenador. O projeto também está sendo replicado por empresas de outros estados, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará.

Para entrar em contato com a Associação Parceiros da Educação, acesse: http://www.parceirosdaeducacao.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços