Rachel de Queiroz é tema de seminário e livro que será lançado nesta sexta (16) na Bienal



A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará oferece ao público, na programação desta sexta-feira (16), uma série de momentos destinados à história da escritora homenageada pela feira neste ano, Rachel de Queiroz. A programação ainda destaca momentos para o público infantil, lançamento de livros, conversas com autores e diversos títulos ofertados nos estandes por todo o Centro de Convenções. A programação completa está disponível no site oficial da Bienal Internacional do Livro, pelo endereço www.bienaldolivro.ce.gov.br



Na Arena Infantil O Menino Mágico, seguem as atividades destinadas às crianças de 9 horas até o final do dia, com contação de histórias, oficinas de origami, fantoches e ilustração. Enquanto isso, no Salão O Quinze, haverá o Encontro da Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Ceará no IX Congresso dos Amigos da Leitura. O Encontro terá uma roda de conversa com os dez escritores cearenses da Coleção I do projeto Eu Sou Cidadão, destinado a levar e incentivar o hábito da leitura para crianças e adolescentes dos municípios cearenses.



A Sala As Três Marias será destinada aos momentos em homenagem à Rachel de Queiroz, iniciando com o Seminário Cem Anos de Rachel de Queiroz, às 9 horas, com depoimentos de Ana Miranda, José Augusto Bezerra e Socorro Acióli. A partir das 11 horas, Vicência Jaguaribe e Batista Lima irão falar sobre as obras que a escritora destinou ao público infantil. A programação segue em uma mesa redonda, das 14 às 18 horas, com Ítalo Gurgel, Lourdinha Leite Barbora e Aíla Sampaio, que falarão sobre os romances da escritora, finalizando os momentos com duas palestras, “Rachel de Queiroz: Múltiplas faces”,com o escritor Antônio Torres, e a palestra “Rachel, Rachel”, com Heloísa Buarque de Holanda como convidada especial.



Na Sala Caminho de Pedras da Bienal do Livro haverá o lançamento de três livros. O primeiro é "Gestão Escolar e Docência" (Paulinas Editora), às 16 horas, seguido de uma mini palestra do autor Casemiro de Medeiros sobre o tema. Logo após, às 18 horas, será lançado o livro "Ética, Direito e Democracia" (Paulus Editora), do autor mestre em Teologia, Manfredo Araújo de Oliveira. E o terceiro será "Mundo em Transe" (Ed.Autores Associados), às 20 horas, do autor José Eli da Veiga.



O Futurismo no Nordeste Brasileiro também é tema de palestra nesta Bienal, que será apresentada pelo professor de Literatura, Adriano Espínola, às 16 horas, na Arena Multi Cultural Memorial de Maria Moura. O espaço abrigará também a palestra musical “Trilhas Para Alcançar a Música Indígena”, com a compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira Marlui Miranda, além do jazzista inglês John Surman.



Para finalizar as homenagens do dia aos cem anos de Rachel de Queiroz, às 18h30min, no Espaço Café Literário, a escritora Heloísa Buarque de Holanda, juntamente de Ana Miranda e Fernanda Cotinho, participarão do lançamento e um bate-papo sobre o livro A Trilogia Rachel de Queiroz: Rachel de Queiroz: uma escrita no tempo (ensaio), A Lua de Londres (crônica) e Do Nordeste ao Infinito (crônica) (EDR).





Este ano, a Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura. O evento é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates, numa promoção pelo Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros) e apoio da Coelce, Sesc-Ce e Café Santa Clara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços