História

Água Santa


Água Santa, nome sagrado, cujas origens remontam "às curas realizadas através das águas da gruta existente a quatro quilômetros da cidade. O povo começou a chamar a água da gruta de Águas Santas. Daí nasceu o nome do povoado.

Era terra coberta de mata virgem, rica em madeira de lei e pinheiros. Dois rios, o dos Índios e a sanga do Curtume se abrem, como dois braços enormes, num gesto carinhoso e amigo, acolhendo os moradores e recebendo os colonizadores que chegavam.

Nesta natureza habitavam os índios Kaingáng, donos absolutos destas terras.Após, se estabeleceram famílias de cabloclos. Estas famílias, habitavam esta região muitos anos antes da colonização. Acredita-se que entraram aqui pelos anos de 1913 ou antes. Moravam em rachos feitos de madeira lascada. Todos vendiam seus poucos produtos e compravam o necessário para sua subsistência em Campo do Meio. Lá era a sede do Distrito de Passo Fundo e o Cartório de Registros.

No ano de 1921, Celeste Dorini, Jacó Dorini e João Girardi construíram a primeira capela que substitui o pequeno "capitel" de madeira lascada que Celetse fizeram em 1918. Pelo ano de 1919, antes de construírem a capelinha, o Pe. Carlos Lange vinha de Passo Fundo para rezar a missa no moinho do Dorini. Isso acontecia uma ou duas vezes por ano.

DISTRITO

Água Santa fazia parte do município de Passo Fundo e do distrito de Campo do Meio. No final de 1928 foi criado o distrito de Água Santa. Em 19 de janeiro de 1929 houve a festa da instalação. Compareceu muito povo do lugar e também da Sede Teixeira. Neste, estava o grupo dos Teixeira e dos Campos. No decorrer da festa, de acordo com informações de antigos moradores, o povo de Água Santa soube que o distrito fora vendido para os Teixeira por dez contos de réis. Quem vendeu era pessoa de influência política em Água Santa e no município de Passo Fundo e, certamente, não agiu sozinho...

Começou a revolta dos aguassantenses e a revolta deu lugar à briga generalizada entre Teixeira e Campos. Houve tiroteio e morte de uma pessoa dos Campos. De Água Santa foi brutalmente assassinado Felipe Peruzzo.

O distrito de Água Santa foi defnitivamente criado em 1933. Seu primeiro sub-prefeito foi o Sr. Amador Gregório da Silva.

Do ponto de vista étnico, a população de Água Santa, em 95%, é composta por descendentes de imigrantes italianos. Este fato é responsavel pela presença marcante de hábitos, costumes e tradições italianas, especialmente a profunda religiosidade do povo, tradicionalmente católico. Este fato determinou, também, que a comunidade de Água Santa fosse uma das primeiras da região a ser elevada à categoria de paróquia, há cerca de meio século. Na medida em que Água Santa se desenvolvia, solidificava-se o ideal emancipacionista.
Fonte: Famurs, citando Raízes e História de uma omunidade - 1943/1993 - Pe. Darcy Zanolla
Informações Gerais
Data de Criação: 8/12/1987
Lei de Criação: Lei nº . 8461
Município(s) de origem: Ciríaco,Tapejara,Passo Fundo
Distância de Porto Alegre - Em quilômetros: 332
Vias de Acesso: RS 428, RS 430
Área do Município - em km2: 352,3
Clima: Subtropical
Altitude (metros acima do nível do mar): 650
Mais informações sobre Água Santa: Utilize a Busca do RIOGRANDE para consultar informações sobre Água Santa em outras áreas de nosso site
População em 2000
(Os dados abaixo referem-se aos números oficiais do último Censo, realizado no ano 2000. Para ver estimativas atualizadas sobre a população do município em 2005, clique aqui. Para acessar outras informações em nossos bancos de dados, clique aqui)
População total: 4.127
População - Homens: 2.095
População - Mulheres: 2.032
População - Urbana: 1.172
População - Rural: 2.955
Clique aqui para ver a população em 2005
Organização Regional

Água Santa integra as seguintes regiões políticas:
Cored: Produção
Microrregião do IBGE: Passo Fundo
Mesorregião do IBGE: Noroeste Rio-Grandense
Como contatar a Prefeitura
Endereço: Rua Pe. Júlio Marin, 887
CEP: 99965-000
Telefone: 54-3348-1080
Fax: 54-3348-1090
Home Page da Prefeitura: http://www.aguasantars.com.br
E-Mail da Prefeitura: jfavretto@xmax.com.br
Outros telefones úteis em Água Santa:
CRPO/SERRA - Grupamento de Polícia Militar
Endereço: Rua Regina Biachi Peruzo, 724
Telefone: (54) 3348-1080
CEP: 99965-000
Fonte: Quando não estiver citada outra fonte acima, a fonte do texto acima é a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal e/ou outros Colaboradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços