Economia e meio ambiente

Se no passado era difícil conciliar crescimento econômico com respeito ao meio ambiente e aos colaboradores das empresas, nos dias atuais o comprometimento social é imprescindível. O livro Economia Socioambiental, organizado por José Eli da Veiga, debate os critérios utilizados no Brasil para tratar questões socioambientais. Numa visão que chega a ser surpreendente, seus catorze capítulos vão além da mera prospecção de dados e colaboram com caminhos alternativos e soluções viáveis.

Outro livro recomendado esta semana é A Natureza Como Limite da Economia – a Contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen, de Andrei Cechin. A obra resgata a vida e o pensamento de um dos economistas mais brilhantes do século XX, praticamente inédito no Brasil. De acordo com Georgescu-Roegen, é impossível manter os atuais níveis de crescimento sem que as futuras gerações arquem com os ônus da irresponsabilidade, sendo necessário que a economia não só deixe de crescer, mas que em algum momento passe a decrescer.

Ambos os títulos serão lançados no dia 19 de abril, às 15h00, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP), durante o debate “A Natureza Como Limite da Economia”. O evento contará com a participação de Andrei Cechin, José Eli da Veiga e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

A sede do IEA fica na Rua da Reitoria (antiga Travessa J), 374, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento será transmitido ao vivo pela internet no endereço www.iea.usp.br/aovivo.

Mais informações podem ser obtidas com Inês Iwashita, pelo e-mail ineshita@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-1685.

SERVIÇO
Título: Economia Socioambiental
Organização: José Eli da Veiga
Editora: Senac São Paulo
Páginas: 384
Preço: R$ 80,00

Título: A Natureza Como Limite da Economia – a Contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen
Autor: Andrei Cechin
Editora: Senac São Paulo e Edusp
Páginas: 264
Preço: R$ 45,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade