Encontro de Bibliotecas Públicas discute democratização da leitura



A IX Bienal do Livro do Ceará abre espaço em sua programação para uma série de discussões sobre a situação das bibliotecas públicas do Estado. Começa nesta segunda-feira (12) o V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, promovido pela a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Associação dos Bibliotecários do Ceará. Durante dois dias, diretores, coordenadores, bibliotecários e pesquisadores irão discutir práticas e propor melhorias para a qualidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas cearenses, além de desenvolver atividades para a democratização da leitura.

O evento será aberto às 9h30 desta segunda-feira (12), na Sala "As Três Marias" (Auditório B1), com as presenças do secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho; das representantes do Minístério da Cultura, Sandra Domingues e Suzete Nunes; da coordenadora de Políticas do Livro e de Acervos do Ceará, Karine David; entre outras personalidades.

A programação do Encontro segue com discussões sobre projetos e ações do Estado na área da educação, abordando ainda as políticas culturais e o investimento em livro e leitura, as bibliotecas digitais e formas de democratizar a leitura e formar novos leitores. Os paineis e conferências trazem ainda relatos de experiências bem sucedidas em bibliotecas públicas do Brasil e de outros países, como a Colômbia.

Entre os participantes do Encontro figura o nome do poeta Affonso Romano de Sant´Anna, ex-presidente da Biblioteca Nacional e um dos criadores do Sistema Nacional de Bibliotecas, que reúne 3 mil instituições, e do PROLER ( Programa de Promoção da Leitura), que contou com mais de 30 mil voluntários e estabeleceu-se em 300 municípios em 1991, tendo lançado também o programa “Uma biblioteca em cada município”. Sant´Anna fará o depoimento "O Meu Encontro com a Biblioteca" na terça-feira (13), às 11 horas, no Salão O Quinze (Auditório Principal - Bloco D).

A IX Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e homenageia a escritora Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras nomeiam espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura. O evento é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates, numa promoção pelo Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros) e apoio da Coelce, Sesc-Ce e Café Santa Clara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços