O avanço politico da mulher

Desde a proclamação da República em 1889, o Brasil esperou 120 anos para ter a primeira mulher, Dilma Rousseff, como presidente da Nação. Uma enorme responsabilidade diante de um país com 193 milhões de habitantesm que representa
a quinta potência econômica entre os mais de 180 paises do mundo.
A caminhada foi lenta: a partir do marechal Manuel Deodoro da Fonseca presidente da Rewpública - que foi proclamada por
ele mesmo - , passamos pelo governo de 35 chefes de Estado, até chegarmos a Luiz Inacio Lula da Silva.
Nesse longo intervalo, a mulher também cresceu em números e conquistas sociais, administrativas e políticas. Assim que ganhou direiro a voto em 1932, Maria Felizarda de Paiva Monteiro Silva era eleita, cinco anos depois, no municipio de Muqui(ES), como a primeira vereadora do Brasil. Em 1936, um anos antes, Vicência Alves Cavalcante assumia, por nomeação, o governo de Campo Maior (PI) , tornando-se a primeira prefeita do país.
Em 1950, tivemos Berenice Teixeira Artiaga, em Goiás, como a primeira deputada estadual.A primeira federal foi Carlota Pereira Queiroz, em 1933, pelo Estado de São Paulo. Roseana Sarney(MA) foi a primeira mulher governadora do Brasil,
eleita no Maranhão em 1994. Já Eunice Michelles foi a primeira senadora, em 1979, que, na condição de suplente, assumiu o cargo com a morte de João Bosco Ramos lima.
Entretanto, foi a partir das eleições de 1996 que teve inicio o grande avanço das candidaturas femininas, as quais conquistaram mais vagas nas casas legislativas em todos os níveis. Naquela época, elas alcançaram 7,4% das cadeiras no senado, 7% dos mandatos como deputadas federais:7,9% como estaduais: e ainda venceram eleições em 6% das prefeituras do país. Consequentemente, o número de vereadoras tornou-se cada vez maior. Agora,em 2010, a economista Dilma Rousseff marca a história do Brasil, ao ser eleita a primeira presidente da Nação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços