Sony Corporation doa US$3 milhões para fundo de proteção a refugiados frente à COVID-19

por ONU Brasil
Refugiada do Sudão do Sul coleta galões em campo de refugiados de Kakuma, no Quênia, parte do esforço global para proteger refugiados da pandemia de COVID-19. Foto: ACNUR/Allan Kipotrich Cheruiyot
Refugiada do Sudão do Sul coleta galões em campo de refugiados de Kakuma, no Quênia, parte do esforço global para proteger refugiados da pandemia de COVID-19. Foto: ACNUR/Allan Kipotrich Cheruiyot

Agência ONU para Refugiados (ACNUR) comemorou o anúncio da multinacional japonesa Sony Corporation de instituir o Fundo de Ajuda Global da Sony para COVID-19, através do qual uma contribuição de 3 milhões de dólares será feita para ajudar a proteger os refugiados da ameaça dessa pandemia.
Esta é a primeira grande contribuição do setor privado ao apelo lançado pelo ACNUR. Fundos oportunos e irrestritos como estes são essenciais para ajudar as operações de campo da agência a preparar e responder à pandemia da COVID-19 e impedir sua propagação entre refugiados e comunidades anfitriãs.
“Estamos pedindo um forte envolvimento do setor privado nessa resposta humanitária, para usar suas habilidades, conhecimentos e recursos para ajudar a proteger as pessoas mais vulneráveis ​​da sociedade, incluindo refugiados e outros forçados a fugir, da ameaça da COVID-19", disse Kelly T. Clements, vice-alta-comissária da ONU para refugiados
"Somos gratos à Sony por enfrentar o desafio e ajudar o ACNUR a apoiar refugiados e suas comunidades anfitriãs. Esse financiamento nos permitirá apoiar ainda mais as respostas nacionais em países com alguns dos sistemas de saúde mais fracos do mundo e ajudar a reforçar nossos apelos à solidariedade e inclusão de refugiados nas respostas nacionais de saúde pública.”
Através dos 100 milhões de dólares do Fundo de Ajuda Global da Sony para COVID-19, a Sony fornecerá suporte em três áreas: assistência a indivíduos e organizações envolvidas em esforços médicos de primeira linha e atendimento de emergência, apoio a crianças e educadores que agora precisam trabalhar remotamente e suporte a membros da comunidade criativa da indústria do entretenimento, que foi bastante impactada pela propagação do vírus.
No lançamento deste fundo, Kenichiro Yoshida, presidente-executivo da Sony Corporation, disse: “para superar os desafios sem precedentes que, como sociedade agora enfrentamos em todo o mundo, faremos tudo o que pudermos como empresa global para apoiar os indivíduos na linha de frente da batalha contra a COVID-19, as crianças que são o nosso futuro e as pessoas na comunidade criativa que foram impactadas.”
Em março (26), o ACNUR lançou um apelo de 255 milhões de dólares como parte de um financiamento mais amplo da ONU, para se concentrar nos países prioritários que exigirão ações específicas em resposta à pandemia da COVID-19.
Embora o número de casos relatados e confirmados de COVID-19 entre refugiados permaneça baixo, mais de 80% da população mundial de refugiados e quase todas as pessoas deslocadas internamente vivem em países de renda baixa e média, cujos sistemas de saúde, água e saneamento muitas vezes estão sobrecarregados.
O ACNUR continua a expandir intervenções críticas em campo. Mas, para isso, mais apoio financeiro é urgentemente necessário.
Desde 2007, a Sony Corporation apoia o trabalho do ACNUR com pessoas forçadas a deixar suas casas por causa de guerras e perseguições.
Em parceria com o Japão, a Sony Corporation fez doações ao ACNUR de equipamento audiovisual na África, e realizou atividades de conscientização, como o patrocínio ao Festival de Cinema de Refugiados do ACNUR de 2007 a 2019 e atividades de envolvimento de funcionários em maratonas de caridade.

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