Setor de motos do DF cresce em fevereiro

Concessionários do ramo venderam 1.199 unidades. Em comparação com janeiro, quando 893 motos foram emplacadas, houve alta de 34,27%

Brasília - Em fevereiro, o segmento de motocicletas do Distrito Federal demonstra que tem fôlego para superar as dificuldades impostas pelo mercado. Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV/DF) mostram que, neste mês, 1.199 unidades foram emplacadas, contra 893, em janeiro, o que representou uma alta de 34,27%.

Entretanto, o resultado obtido ainda não supera as vendas de 2009. No mesmo mês do ano passado, 1.405 unidades foram comercializadas, ou seja, houve uma queda de 14,66%. Em janeiro e fevereiro de 2010, os concessionários venderam 2.092 motos. Em relação a 2009, quando 2.859 unidades foram emplacadas no período, a queda foi de 26,83%.

Para o diretor de Motocicletas do SINCODIV/DF, Sérgio Ricardo de Morais, a recuperação em fevereiro, frente ao primeiro mês do ano, indica que os incentivos concedidos pelo governo federal para fortalecer o setor têm surtido efeito. Foram liberados R$ 3 bilhões para a aquisição de motos, por meio do Banco Panamericano e da BV Financeira. "Essa medida vai incrementar as vendas no varejo e ajudar na recuperação do setor", considera.

Morais confia no crescimento do mercado de motos este ano. "Aos poucos, os bancos têm ficado mais flexíveis quanto à aprovação do crédito e a liberação do financiamento para a compra de motos. No Distrito Federal, ainda há a análise do cadastro simplificado, que favorece, por exemplo, os servidores públicos, que possuem uma estabilidade maior no emprego. Como o serviço público é muito forte em Brasília, isso também acaba favorecendo o mercado", argumenta.

Outro ponto colocado pelo diretor do SINCODIV/DF, que deve favorecer o uso de motos na capital, é o trânsito intenso, aliado aos problemas no transporte público. "Falta estacionamento e os engarrafamentos são cada vez mais frequentes. A motocicleta se torna um meio de transporte mais prático e eficiente neste contexto", diz.

Ranking - As quatro marcas de motos mais vendidas em fevereiro registraram alta nos emplacamentos. A Honda mantém a liderança no ranking, com 854 unidades comercializadas, contra 671 em janeiro, o que significou um crescimento de 27,3%.

Logo em seguida vem a Yamaha, que registrou um aumento nas vendas de 9,5%%. A montadora vendeu no DF 115 motos em fevereiro, contra 105 no mês anterior. Com 106 motos emplacadas, a Dafra aparece em terceiro lugar. Em relação ao mês anterior, quando 42 unidades foram vendidas, houve uma alta de 152,4%. A Suzuki comercializou 45 unidades, o que representou um acréscimo de 221,4%, na comparação com janeiro, período em que a montadora vendeu 14 motos no DF.

Sobre o SINCODIV/DF - O SINCODIV-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.


Ranking das marcas mais vendidas
em Brasília em janeiro de 2009
(Motos)
1º Honda 854 unidades
2º Yamaha 115 unidades
3º Dafra 106 unidades
4º Suzuki 45 unidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços