Serviços essenciais funcionam no feriado de Ano Novo


Foto: Joel Vargas/PMPA
Expediente regular será retomado nesta terça-feira, dia 2
Expediente regular será retomado nesta terça-feira, dia 2
A Prefeitura de Porto Alegre manterá o atendimento à população neste feriado de Ano Novo, 1º, com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços essenciais. O expediente regular será retomado nesta terça-feira, dia 2.

156 POA - Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive nos feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo e outras demandas.

CEIC - O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento, por meio de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também opera no atendimento a situações de risco e emergência.

GUARDA MUNICIPAL - A equipe do Programa Segurança Integrada estará em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atenderá escolas, postos de saúde, secretarias e prédios municipais além do plantão, na sede do Ceic. A Central de Operações da Guarda Municipal atenderá 24 horas pelo telefone 3289-7031.

DISQUE-PICHAÇÃO - Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas pelo 153 POA.

DEFESA CIVIL
 -  O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h. O DMLU atende pelo telefone 156 POA.

SAÚDE
 -  Os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos  24 horas para atender a população. As unidades de saúde estarão fechadas nesta segunda-feira, 1º, retomando o atendimento na terça, 2, a partir das 7h, além de duas unidades que funcionam em horário estendido – US São Carlos e Centro de Saúde Modelo, até as 22h.

 Pronto atendimentos 24 horas:
- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)

Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

TRÂNSITO E TRANSPORT
E  - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de feriado no dia 1º, segunda-feira (horários equivalentes a domingo). Os táxis circulam com Bandeira 2 no domingo, 31, e na segunda-feira, 1º.  Postos de atendimento do TRI, na rua Uruguai, 45; na ATP, na Protásio Alves 3885; e Posto Triângulo, Assis Brasil e Terminal Triângulo, não abrem nos dias 29 de dezembro e 1º de janeiro. A EPTC atenderá a população pelo fone 118 (24 horas). Outras informações nos sites www.eptc.com.br ou www.poatransporte.com.br.

ÁGUA E ESGOTO - Plantão 24 horas pelo fone 156, opção 2: para comunicar vazamentos e solicitar consertos nas redes de água e esgoto. Até as 20h, diariamente, pelo fone 156, opção 2: para fazer agendamentos, esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas, solicitar outros serviços. Postos comerciais: estarão fechados nesta segunda-feira, 1º, e reabrem na terça-feira, 2, das 8h30 às 16h30.

DIVISÃO DE MANUTENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS - O plantão técnico será das 8h às 17h, com solicitações de urgências pelo telefone 99342 2805.

 ASSISTÊNCIA SOCIAL - O Serviço de Abordagem Social - Crianças e Adolescentes/Ação Rua atende das 9h às 19h em regime de plantão. Solicitações pelo telefone 3289 4994. Após esse horário, acionar o Conselho Tutelar.
Albergues - À noite, o serviço funciona das 18h30 às 7h30, nos seguintes endereços:
- Albergue Municipal: rua Comendador Azevedo, 264 (também faz abordagem de acordo com a solicitação da comunidade pelo telefone 3346 3238 após as 19h)
- Albergue Dias da Cruz: avenida Azenha, 366. F: 3223-1938
- Albergue Felipe Diehl: Praça dos Navegantes, 41. F: 3342-2882

MEIO AMBIENTE - A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) mantém plantão e poderá ser acionada pelo 156 POA das 7h às 12h e das 13h às 18h.

ATENDIMENTO VETERINÁRIO
 - A Unidade de Medicina Veterinária (UMV) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) realiza atendimento das 10h às 15h. A UMV fica na Estrada Bérico José Bernardes, nº 3.489, parada 19 da Lomba do Pinheiro.

PROCON - O porto-alegrense pode solicitar informações e registrar suas reclamações e denúncias pela Internet, utilizando o banner Atendimento Eletrônico do site do Procon, em qualquer hora do dia.
TURISMO - Horário de funcionamento dos Centros de Informação Turística e do Linha Turismo no feriado de Ano Novo:
 
31/12 (Domingo) - em funcionamento até às 12h
01/01 (Segunda-Feira) - fechados
As atividades retornam normalmente dia 02/01/2018 (Terça-Feira).
 
Os ônibus da Linha Turismo funcionarão normalmente apenas para o roteiro Centro Histórico. Roteiros da zona Sul estão provisoriamente suspensos.
 
CIT Linha Turismo - Travessa do Carmo, 84 - Cidade Baixa – 3289 6765 
 
Informações mais detalhadas sobre o passeio podem ser encontradas no portal portoalegre.travel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços