PRINCIPAL ÚLTIMAS NOTÍCIAS



26-04-2010
Associativismo fortalece artesanato

Feira de Artesanato ComentarMãos que lapidam e dão vida a lindas peças artesanais, gente que encontra na arte o principal meio de sobrevivência, trabalho onde os sentimentos passam a ser fundamental.

Impossível visitar Quixadá e não se encantar com as belezas naturais, o Açude Cedro, Chalé da Pedra, Pedra da Galinha Choca entre outros. São pontos turísticos visitados por pessoas de todo o mundo. Para levar um pouquinho dessas paisagens como lembrança, os turistas ou até mesmo os quixadaeses tem a opção de adquirir por um baixo custo financeiro, lindas peças artesanais.



Na terra da imortal escritora Rachel de Queiroz os artesãos encontraram no associativismo a força que precisavam para se desenvolverem de forma justa e sustentável. Atualmente cerca de 40 associados fazem da Associação dos Artesãos de Quixadá (ARTEQ) sua própria casa, o espaço é amplo e confortável. Mas nem sempre foi assim, no começo eles não tinham lugar certo e comercializavam suas artes na Praça José de Barros ou onde lhes cabiam, foi aí que começaram a realizar constantes reuniões nas dependências do Balneário Cedro Clube de Quixadá. Passado algum tempo, surgiu a Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular (FUNGETH) autarquia ligada ao gabinete do prefeito, que inicialmente alugou uma casa na Avenida Plácido Castelo para o funcionamento de suas instalações. Foi aí que a associação dos artesãos teve a acolhida, onde foi garantido um espaço para a exposição de suas artes e, não só isso, passaram a contar com apoio de várias maneiras. Ali as peças foram ficando conhecidas e o espaço pequeno. Na época Quixadá passava por uma grande transformação social em um dos seus principais cartões de visita, o terminal rodoviário. Com a Inauguração do novo espaço o melhor Box foi cedido para a associação onde funciona atualmente sem qualquer vínculo com seguimentos da prefeitura, ou seja, caminham com as suas próprias pernas.



Nas mãos do artesão e presidente da associação, Humberto Ferreira, um simples pedaço de pedra rústica pode virar um lindo porta-caneta ou o que a imaginação permitir. Ele é muito grato e reconhece que os méritos são de todos. O artista lembra que o carro chefe dos trabalhos desenvolvidos pelos artesãos são voltados para o centenário Açude Cedro e Santuário, comentou Humberto.



Para a Secretária do Desenvolvimento Social (SDS), Rosa Buriti, a Associação dos Artesãos de Quixadá (ARTEQ), é um exemplo a ser seguido por qualquer artista ou organização de outros municípios, pois seus membros ganharam maturidade ao longo do tempo e encontraram os seus próprios caminhos, trabalham “independentes” das instituições do município, exceto o excelente espaço que foi concedido pela Prefeitura Municipal de Quixadá. Relatou ainda Rosa Buriti, que é vereadora licenciada, que vem trabalhando outros grupos de artesãos, mais precisamente com famílias cadastradas em programas sociais como o Bolsa Família e nas sedes dos distritos de Quixadá, "O que essas famílias produzem, não muito diferentemente do que produzem os artesãos da sede, o crochê, bordados, pinturas em tecidos, bijuterias e tapeçaria, são as artes preferidas pelas famílias. Os recursos para a produção dos artesanatos são oriundos do governo federal em parceria com o SEBRAE-CE e a Prefeitura, que por determinação do prefeito Rômulo Carneiro tem proporcionado mudanças significativas na vidas de várias famílias da zona rural”, complementou a secretária Rosa Buriti.



Atualmente uma das principais reivindicações da classe é que se tenha uma melhor sinalização com placas que indiquem o local. O que deverá ser solucionado em breve, pois a Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM) trabalha um projeto de sinalizar as ruas e avenidas de Quixadá, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) incluindo a tão sonhada sinalização turística.



Para quem gosta de apreciar esse tipo de arte, a casa do artesão de Quixadá trabalha exclusivamente com peças produzidas na cidade e são mais de 20 tipologias de artesanato, incluindo desenhos, pinturas, bordados, cactos na pedra rústica entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade