Brasil e Venezuela fecham acordo para cooperação na TV Digital


A Venezuela vai adotar o mesmo padrão de tecnologia para TV Digital usado no Brasil. A parceria será firmada nesta sexta-feira (30), em Caracas, para o desenvolvimento e implantação do sistema de TV Digital nipo-brasileiro naquele país. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez se encontram para, entre outras medidas previstas pelo protocolo governamental, formalizar os termos do acordo de cooperação técnica entre as duas nações que define as etapas para a implantação do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV Digital aberta nipo-brasileiro.



A Venezuela é o quinto país da América do Sul a adotar o sistema de TV Digital aberta. Além do Brasil, os governos de Peru, Argentina e Chile anunciaram este ano a adesão ao padrão. O governo brasileiro vem promovendo encontros com técnicos dos governos de Equador, Cuba, República Dominicana e Haiti para mostrar as vantagens do sistema.



De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que acompanha o presidente Lula a Caracas e vai assinar o memorando de entendimento com o ministro de Ciência e Tecnologia e Indústrias Intermediárias, Jesse Chacón, a medida é extremamente positiva. “O ISDB-T é o sistema de TV Digital mais avançado do mundo, com imagem de alta definição, que permite a portabilidade e mobilidade gratuitas e assegura a adoção de políticas públicas de amplo alcance social”, ressalta Hélio Costa. Ele embarca para Caracas nesta quinta-feira, junto com o presidente da República.



Economia - No início de outubro, a Venezuela anunciou a decisão de adotar o sistema japonês de TV Digital, com as modificações brasileiras. A medida é considerada importante pelo ministro Hélio Costa e reforça a posição do governo brasileiro de construir, em conjunto com as nações vizinhas, um padrão de TV Digital comum para a região.



Segundo informações do ministro venezuelano Jesse Chacón, o sistema de TV analógico será desativado na Venezuela em 2018. A decisão do governo Chávez de adotar o ISDB-T demorou três anos de avaliação das alternativas à disposição no mercado internacional: o DVB (europeu), o ATSC (americano) e o ISDB-T (japonês).



Adesões - A expectativa dos técnicos do Ministério das Comunicações e do Itamaraty é que a adesão da Venezuela influencie outros países vizinhos. O próprio Chávez já anunciou que trabalhará com o Brasil pela adoção do novo sistema por todos os países da Aliança Bolivariana para as Américas, que inclui Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, República Dominicana, Equador, Honduras, Nicarágua, São Vicente e Granadinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade