Livro infantil é lançado para ajudar crianças a lidarem com a COVID-19

por ONU Brasil
O livro de histórias "Meu herói é você, como as crianças podem combater a COVID-19!" é voltado para crianças de 6 a 11 anos de idade e terá versão em mais de 30 idiomas.

Com a ajuda de uma criatura mágica, Ario, "Meu herói é você, como as crianças podem combater a COVID-19!" (My hero is you na versão em inglês) explica como as crianças podem se proteger e proteger suas famílias e amigos contra o coronavírus e como gerenciar emoções difíceis quando confrontadas com uma realidade nova e que muda rapidamente. O livro é voltado principalmente para crianças de 6 a 11 anos de idade.
Para o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, emergências humanitárias anteriores mostraram como é vital lidar com os medos e a ansiedade dos jovens quando a vida que eles conhecem é virada de cabeça para baixo. "Esperamos que este livro lindamente ilustrado leve as crianças a uma jornada através dos fusos horários e continentes, e os ajude a entender o que podem fazer para permanecer positivas e se manter seguras durante o surto de coronavírus", comentou o diretor-geral da OMS.
O projeto deste livro é resultado de uma iniciativa liderada pelo Grupo de Referência do Comitê Interagencial Permanente sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Situações de Emergência em colaboração com agências das Nações Unidas (OMS, UNICEF e ACNUR), e mais de 50 organizações não governamentais nacionais e internacionais - como a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Save the Children - e agências internacionais que trabalham com saúde mental e apoio psicossocial em situações de emergência.
A diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Henrietta Fore, lembra que em todo o mundo, a vida das crianças foi completamente alterada – a maioria delas vive em países com algum tipo de movimento ou bloqueio restrito. "Este livro maravilhoso ajuda as crianças a entender e navegar neste novo cenário e a aprender como podem realizar pequenas ações para se tornarem heróis em suas próprias histórias", explicou a diretora-geral do UNICEF.
Durante os estágios iniciais do projeto, mais de 1.700 crianças, pais, cuidadores e professores de todo o mundo compartilharam como estavam lidando com a pandemia da COVID-19. A contribuição foi inestimável para a roteirista e ilustradora Helen Patuck e a equipe do projeto, para garantir que a história e suas mensagens ressoassem entre crianças de diferentes origens e continentes.
"Este é um recurso importante para crianças de todo o mundo com uma forte mensagem de inclusão no coração – que esta pandemia só pode ser derrotada se todos estiverem incluídos em sua prevenção e resposta. As crianças, incluindo as refugiadas, deslocadas e apátridas, também podem ajudar. Ninguém está protegido, a menos que estejamos todos protegidos", conclui o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi.
Para atingir o maior número possível de crianças, o livro será amplamente traduzido, com versões em mais de 30 idiomas - ainda em andamento. O livro está sendo lançado tanto como um produto online quanto como um livro narrado (audio book).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente