COVID-19: ONU doa 250 mil máscaras para profissionais de saúde em Nova Iorquepor ONU Brasil |
Em nome da cidade de Nova Iorque, o prefeito Bill de Blasio recebeu 250 mil máscaras doadas pela ONU no sábado (28), destinadas a profissionais de saúde na metrópole que abriga a sede da Organização.
Em comunicado, Guterres disse que as máscaras armazenadas em instalações da ONU eram parte dos estoques das Nações Unidas.
O chefe da ONU elogiou os trabalhadores da saúde na cidade de Nova Iorque que, segundo ele, têm atuado "corajosamente, de forma altruísta e incansável em resposta à disseminação da COVID-19 pelos bairros", em uma referência aos cinco bairros nos quais a cidade é administrativamente dividida (Manhattan, Queens, The Bronx, Brooklyn e Staten Island).
Guterres expressou sua esperança de que o equipamento de proteção "desempenhe um pequeno papel ao salvar vidas".
Logo após a divulgação do comunicado, o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse em entrevista coletiva que a disseminação do vírus está deixando as pessoas desorientadas. O estado está em lockdown (bloqueio), disse Cuomo, enquanto o pico do vírus ainda está previsto para ocorrer daqui a três semanas.
I'm pleased to announce, with @USAmbUN Kelly Craft, the donation to the USA of 250,000 protective face masks, just located in storage at the @UN.
These masks will be given to medical professionals in NYC working courageously & tirelessly in response to #COVID19. pic.twitter.com/Cqh1rQWMV6
— António Guterres (@antonioguterres) March 28, 2020
Mais de 700 pessoas morreram de COVID-19 no estado de Nova Iorque, disse o governador, afirmando que há trabalho sendo feito em três hospitais dedicados a pacientes com a doença.
O prefeito da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, disse na sexta-feira (26) que a cidade precisa de cerca de 15 mil ventiladores pulmonares para tratar pacientes críticos.
Observando que a ONU fala “com uma só voz para expressar nosso apoio resoluto a esta grande cidade e a seu povo altivo”, o secretário-geral expressou sua esperança de que a “modesta doação” de máscaras faça a diferença.
Nova Iorque, declarou Guterres, “não é apenas nossa casa ou a sede das Nações Unidas. É uma capital internacional vibrante através da qual o mundo se comunica, debate, negocia e prospera”.
Atualmente, funcionários das Nações Unidas e da Missão dos Estados Unidos na ONU estão trabalhando com o escritório do prefeito para garantir a entrega rápida das máscaras nas instalações médicas da cidade.
Comentários
Postar um comentário