ONU ajuda migrantes etíopes a voltar para casa após experiências traumáticas no Iêmen

por ONU Brasil
Depois de ficarem presos no Iêmen, um grupo de migrantes etíopes retorna a Addis Ababa com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Foto: OIM
Depois de ficarem presos no Iêmen, um grupo de migrantes etíopes retorna a Addis Ababa com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Foto: OIM
Com apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 280 etíopes voltaram para casa em 10 e 11 de julho, após enfrentar experiências traumáticas no Iêmen. Estas pessoas fazem parte de um grande grupo de migrantes etíopes que voltaram do Iêmen como parte da operação de Retorno Humanitário Voluntário da OIM, iniciada em maio deste ano.
“Um grande desafio que enfrentamos é o financiamento limitado aos programas para reintegrar de forma sustentável as pessoas que retornam e responder às causas da migração irregular em áreas-chave”, explicou Malambo Moonga, chefe de gestão de migração da OIM Etiópia.
Ele também destacou que “as oportunidades limitadas de emprego e sustento no país de origem tornam a migração irregular ao Oriente Médio, através do Iêmen, devastado pela guerra, uma opção considerada viável por jovens vulneráveis na Etiópia”.

“Nunca pensei que enfrentaria tanta dificuldade”

Ahmed (nome alterado para proteger sua privacidade) é um dos que conseguiram voltar para casa em boa saúde. Descrevendo a difícil experiência, o adolescente disse ter testemunhado torturas e extorsões, que continuam vívidas em sua mente. “Nunca pensei que enfrentaria tanta dificuldade”, disse.
Quando os contrabandistas falaram sobre oportunidades de emprego, ele pensou que era um sonho e decidiu sair de casa sem a permissão dos pais. No entanto, as dificuldades sofridas eventualmente o fizeram mudar de ideia sobre continuar a jornada.
No final, sua família pegou um empréstimo de parentes no exterior para pagar os 30 mil birres (equivalentes a 1 mil dólares) exigidos para sua libertação.

Operação da OIM na Etiópia

Enquanto isso, a Unidade de Administração da Migração da OIM Etiópia lança diversas iniciativas para aumentar a conscientização sobre os perigos da migração irregular, além de fornecer opções disponíveis de sustento no país, por meio de programas comunitários.
Ainda assim, muitos jovens etíopes continuam sendo atraídos por contrabandistas que falam sobre as facilidades de mudar de vida por meio da migração para o Oriente Médio.
De acordo com a OIM, muitos migrantes etíopes fizeram a jornada traiçoeira e foram detidos no Iêmen sem acesso a serviços básicos. Eles também enfrentam muitos desafios para acessar serviços de proteção e assistência.
Até o momento, a OIM ajudou a retornar com segurança 2.742 etíopes nos últimos 50 dias, com fundos do Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos, através do Plano de Resposta para Migração Regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços