Fundo de População da ONU realiza testes de HIV entre população venezuelana

por ONU Brasil
Teste de HIV. Foto: Agência Brasil/Arquivo
Teste de HIV. Foto: Agência Brasil/Arquivo
A partir de agosto, em Boa Vista (RR), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) realiza ações mensais de testagem para o diagnóstico rápido de HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A iniciativa é voltada para refugiados e migrantes e conta com a parceria das secretarias municipal e estadual de saúde.
A disponibilização da testagem para os interessados ajuda a identificar casos de HIV e outras ISTs, sobretudo entre a população mais vulnerável. A medida facilita o encaminhamento das pessoas à rede pública de saúde.
“É importante fazer ações como essas para que as pessoas conheçam seu estado sorológico e possam imediatamente se vincular aos serviços para início do tratamento, assim como receber apoio psicossocial. O UNFPA também disponibiliza preservativos masculinos e femininos e faz muito aconselhamento, com rodas de conversa, sobre autocuidado, prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. É esse o aporte que o Fundo de População oferece ao estado”, explica o oficial de programa em HIV e Juventude do UNFPA, Caio Oliveira.
“A epidemia de HIV está concentrada em jovens, entre 15 a 24 anos. Esses jovens, na Venezuela, não têm encontrado nos serviços de saúde aquilo de que eles precisam e, quando chegam, já estão em uma situação de muita vulnerabilidade. A população trans, especialmente, enfrenta riscos acrescidos”, aponta o especialista.
O Fundo de População da ONU identifica serviços públicos de referência para garantir que os venezuelanos possam encontrar tratamento em qualquer cidade para onde sejam deslocados, principalmente quando esses refugiados e migrantes são transferidos pelo programa de interiorização do governo federal.

Cronograma

As testagens vão ocorrer todas as primeiras quintas-feiras do mês, no Espaço Amigável do UNFPA, no Posto de Triagem de Boa Vista, das 10h às 16h. As datas dos exames são: 1º de agosto; 5 de setembro; 3 de outubro; 7 de novembro; e 5 de dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços