BID, RFI, RFQ, RFP. Afinal o que significa essa “sopa de letrinhas”?
Soraya Arcas Durães esclarece diversos termos técnicos que confundem os profissionais de Facilities e oferece modelos básicos de como eles funcionam no processo operacional das companhias.
Muitas vezes ouvimos os profissionais da área de Suprimentos/Compras dizendo:
“-Precisamos abrir um BID para essa contratação”…
“- Vamos elaborar um RFI para conhecer o mercado de fornecedores”…
“- É só soltar uma RFP para entender o que o mercado está oferecendo” …
“- Necessito das informações técnicas para soltar a RFQ”…
Soraya Arcas Durães
Essa “sopa de letrinhas” acaba por confundir a cabeça de muita gente! Muitos profissionais acham que estamos falando da mesma coisa. Vamos esclarecer o que significa tudo isso:
BID vem do inglês, que em tradução livre, significa ofertar, fazer um lance, licitar.
Bid process (ou Biding process) substantivo processo de licitação, resumindo:  trata de seleção por concorrência ou licitação de empresas através de critérios múltiplos de escolha e várias etapas para seleção de fornecedores fabricantes, distribuidores ou prestadores de serviços estratégicos de alto valor agregado, principalmente, aqueles que atendem as grandes empresas. Outro tipo de processo muito utilizado é o “Strategic Sourcing” ou “Procurement”, também conhecido em português:  Projeto de Compras Estratégicas.
O Processo de Compras Estratégicas é bem mais amplo, abrange várias etapas desde o levantamento das necessidades da empresa até a contratação final, sendo que duas delas são o envio, recebimento e análise da RFI RFQ.
A sigla RFI também vem do inglês Request For Information, que significa Solicitação de Informações. Quando o mercado possui muitos fornecedores de um determinado item, a solicitação de Informações é um documento elaborado para entender o que esse mercado oferece e saber quem são empresas aptas a atender as necessidades da companhia.
Módulos básicos de uma RFI – Solicitação de Informações:











Muito semelhantes, as siglas RFP do inglês Request For Proposal = Solicitação de uma proposta é muito confundida com a sigla RFQ do inglês Request For Quotation, que significa Solicitação de Cotação.
RFP – solicitação de proposta é quando o fornecedor elabora um orçamento para atender as necessidades do cliente de maneira livre, o comprador receberá diversos tipos de propostas, muitas vezes sem condições de comparação, o que torna difícil uma decisão favorável para a companhia.
Já a RFQ – Solicitação de Cotação é elaborada de forma estruturada e com todas as especificações detalhadas, de modo que todos os fornecedores vão elaborar orçamento de forma totalmente comparável, assim sendo, o processo de compras fica transparente e uma decisão assertiva.
Módulos básicos de uma RFQ – Solicitação de Cotações:











Agora fica mais claro e fácil entender quando alguém te pedir uma especific

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços