Ministério das Relações Exteriores
Departamento de Comunicação Social


Nota nº 183
17 de julho de 2019


Início da Presidência “Pro Tempore” brasileira do MERCOSUL


Por ocasião da 54ª Cúpula do MERCOSUL, na cidade de Santa Fé, Argentina, o Brasil assumiu hoje, dia 17 de julho, a presidência “pro tempore” do bloco, até então ocupada pela Argentina.

A presidência brasileira, que se estenderá até o final deste semestre, ocorre em momento de construção de um novo MERCOSUL. Há uma convergência entre os seus quatro membros fundadores no sentido de transformá-lo em instrumento para reforçar a competitividade e aumentar a integração de suas economias com os mercados regional e global. O acordo com a União Europeia é evidência deste novo momento vivido pelo MERCOSUL.

Durante sua presidência, o Brasil buscará preservar e fortalecer as linhas de ação adotadas durante o mandato argentino, no sentido de intensificar a negociação de acordos comerciais externos, reduzir a Tarifa Externa Comum e dar seguimento aos esforços de racionalização do funcionamento do bloco, com diminuição de custos e burocracia.

O MERCOSUL reafirma seu pleno compromisso com os valores democráticos, retoma sua vocação original para o regionalismo aberto e busca adotar um enfoque pragmático, que gere resultados concretos para os cidadãos.
Os países do MERCOSUL equivalem à quinta economia do mundo. Desde sua fundação, as trocas comerciais do agrupamento multiplicaram-se quase dez vezes: de US$ 4,5 bilhões, em 1991, para US$ 44,9 bilhões, em 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços