Filme inédito e lançamento de livro sobre índios isolados encerram a Mostra de Cinema ISA 25 anos

É nesta terça-feira, 23/7, às 20h, na Unibes Cultural, em São Paulo

O filme Ka’azar Ukize Wà - Os donos da floresta em perigo,  é um alerta e pedido de socorro dos índios Guajajara pela proteção das florestas e de seus parentes Awá Guajá, isolados que vivem na mesma  Terra Indígena Araribóia (MA) e é uma das mais ameaçadas da Amazônia. Os Awá, um dos últimos povos caçadores e coletores do mundo, cujo modo de vida depende essencialmente da floresta, estão com os dias contados se a destruição continuar. Ao final, haverá um debate com a participação dos  cineastas indígenas (Fly, Edivan e Erisvan), de Olímpio Guajajara, coordenador dos guardiões da floresta da Terra Indígena Arariboia e de convidados. (Veja abaixo).

O livro Cercos e Resistências: povos indígenas isolados na Amazônia brasileira, traça um panorama sobre esses povos no Brasil e reúne artigos de pesquisadores que se debruçaram sobre diferentes temas e regiões, trazendo, em grande parte dos casos, a perspectiva dos indígenas contatados que compartilham o território com os grupos isolados. Uirá Garcia, antropólogo e pesquisador da Unifesp, escreve sobre os Awá Guajá, do Maranhão. Bruce Albert e Estevão Bertoni, sobre os isolados da Terra Indígena Yanomami (RR). Karen Shiratori, sobre os kawahiva que perambulam pelo sul do Amazonas, próximos aos índios Tenharim. O prefácio é de Eduardo Viveiros de Castro, um dos principais nomes da antropologia brasileira. 
 
Convidados: 
Olímpio Guajajara 
Coordenador dos guardiões da floresta da Terra Indígena Araribóia, grupo responsável pelo monitoramento e proteção territorial da TI, expulsando madeireiros. Olímpio foi um dos fundadores do grupo, que surgiu após o assassinato do cacique Chicão, em retaliação ao seu trabalho de proteção da floresta. 
 
Edivan dos Santos Guajajara
Nascido na aldeia Zutiwa, na Terra Indígena Araribóia (Maranhão, Brasil), é um dos criadores da Mídia Índia. Para o jovem guajajara, a fotografia é ferramenta que dá visibilidade à luta dos povos indígenas que resistem há 519 anos. Também é designer e editor de vídeo.
 
Flay Guajajara
É cineasta e fotógrafo do povo Guajajara no Maranhão (Brasil). Nasceu na aldeia Jenipapo dos Ribeiros, na Terra Indígena Araribóia, e atua como Coordenador de Comunicação desta Terra Indígena. É fundador da Mídia Índia ao lado de Erisvan Bone Guajajara e Edivan dos Santos Guajajara.
 
Erisvan Bone Guajajara
Jornalista e jovem liderança do povo Guajajara (Maranhão, Brasil), atua no movimento indígena desde 2010, é ativista cultural e fundador da Mídia Índia.Participou de treinamentos em audiovisual promovidos pelo projeto “Coisa de Índio” e produziu junto com outros indígenas curtas-metragens. A comunicação é, para Erisvan, instrumento de empoderamento da juventude indígena.
 
Douglas Rodrigues 
Douglas Rodrigues, médico sanitarista que trabalha com povos indígenas de recente contato.
 
Tiago dos Santos Moreira
Antropólogo, pesquisador do ISA, editor do site Terra Indígenas no Brasil.
 
Serviço 
 
Mostra ISA 25 Anos de Cinema Socioambiental 
Onde: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500 
Quando: 23/7
Horário: 20h
Sessão sujeita a lotação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços