OIM abre inscrições para festival internacional de cinema sobre migrações

por ONU Brasil
Festival Global de Migração de 2017 no Níger; evento acontece simultaneamente em diversos países do mundo e, no Brasil, ocorre no Rio de Janeiro e em Roraima. Foto: OIM/Festival Global de Migração
Festival Global de Migração de 2017 no Níger; evento acontece simultaneamente em diversos países do mundo e, no Brasil, ocorre no Rio de Janeiro e em Roraima. Foto: OIM/Festival Global de Migração
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) abriu esta semana inscrições para o Festival Global de Cinema sobre Migração. O evento ocorre anualmente em dezembro em mais de 100 países e é a principal iniciativa cultural do mundo sobre o tema.
Podem participar realizadores de longas e curta-metragens de todo o mundo e de todos os gêneros: ficção, documentário e animação. O festival é uma oportunidade de cineastas e cinéfilos do mundo todo apreciarem obras sobre migração de uma perspectiva de educacional e de entretenimento - sejam histórias dramáticas, tristes ou engraçadas.
É nesse espírito que a OIM lançou o Festival Global de Cinema sobre Migração, em 2016, com apenas 30 filmes inscritos. No ano passado, foram 784 submissões de diretores independentes de 98 países, o que tornou a iniciativa um fenômeno global do cinema. A seleção oficial do festival de 42 filmes em 2018 levou a 558 projeções em 104 países, atingindo a uma audiência de mais de 30 mil pessoas e inspirando diretores e amantes da sétima arte.
"Que festival incrível. Eu recomendo. A OIM é uma organização com importantes objetivos. Foi maravilhoso ver meu curta-metragem sendo projetado no mundo todo", disse o diretor Juan Romero.
Debates após as projeções são encorajados, e os organizadores de cada país participante podem realizar seus próprios eventos paralelos, promover premiações, entre outras iniciativas.
Este ano, a OIM recebe até 9 de agosto inscrições de filmes que serão analisados para compor a seleção oficial. Para atender aos critérios de seleção, cada filme precisa abordar desafios e promessas da migração, assim como as muitas contribuições dos migrantes para suas comunidades de acolhida. Tanto diretores estabelecidos como iniciantes são encorajados a participar.
Um comitê internacional de profissionais determinará a seleção oficial em duas categorias: longa metragem - diretores trabalhando em todos os gêneros são convidados a inscrever suas obras que abordem a temática do festival, com no mínimo 41 minutos de duração.
Para o caso dos curta-metragens, os cineastas que trabalham em todos os gêneros são convidados a inscrever suas obras que abordem a temática do festival, com um total de 15 a 40 minutos de duração.
Apenas filmes inscritos na plataforma do festival, a FilmFreeway, serão considerados.

Regras

Prazo
Filmes de todos os gêneros (ficção, documentário, animação etc) serão aceitos até sexta-feira, 9 de agosto de 2019.
Tema do festival
Todas as obras devem abordar os desafios e promessas da migração, assim como as contribuições únicas dos migrantes para suas comunidades de acolhida. Filmes que desafiem estereótipos e percepções negativas sobre os migrantes, e retratem ações positivas de acolhimento são encorajados a participar.
Idioma
Os filmes devem ser falados em inglês ou com legendas no idioma. As legendas são encorajadas, mesmo que os diálogos ocorram em inglês, para garantir a máxima compreensão por parte de um público global.
Filmes em outras línguas são encorajados a participar, mas precisam ter legendas em inglês.
Ano de produção
Filmes concluídos a partir de 1 de janeiro de 2016 podem ser inscritos.
Direitos
Filmes só podem ser inscritos por indivíduos com direitos legais para negociar o uso da obra.
Seleção de filmes
O festival informará os candidatos em meados de outubro se o filme inscrito foi selecionado.
Para cada filme selecionado, cada diretor(a) ou indivíduo responsável pela inscrição deve estar preparado para fornecer imagens relevantes, trailer, biografia e foto do(a) diretor(a) e transcrição de legendas.
Filmes já inscritos em edições anteriores do festival não poderão participar.
Não há taxa de inscrição. Filmes produzidos com qualquer forma de apoio da OIM podem participar da competição, mas não poderão receber os prêmios em dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços