Reciclagem do lixo em Curitiba é destaque em simpósio da Unesco




Os programas municipais de reciclagem do lixo Câmbio Verde e Ecocidadão receberam elogios de especialistas internacionais em educação ambiental. Um grupo - formado por 20 representantes de universidades e instituições de todo o mundo - visitou núcleos dos programas na CIC, nesta quarta-feira (7/3). A passagem por Curitiba faz parte da programação de um simpósio da Unesco em Curitiba, com duração de três dias.
A longa história da cidade em termos de desenvolvimento sustentável motivou a vinda, segundo o chefe da Seção de Educação para Desenvolvimento Sustentável da Unesco, Alexander Leicht. “Poder público e população já fizeram vários esforços neste sentido, então procuramos conhecer algumas destas experiências”, explicou Leicht, natural da Alemanha.
As visitas técnicas têm o objetivo de entender como iniciativas para sustentabilidade impactam a vida das comunidades beneficiárias. “Os projetos funcionam muito bem e é interessante ver como estão organizados, assim como o apoio da Prefeitura para seu funcionamento”, comentou.
No barracão do Ecocidadão, os visitantes visualizaram todo o processo do tratamento do lixo, desde a separação até a prensa, e tiraram dúvidas sobre o formato de comercialização. O trabalho com a reciclagem é uma forma de educar as pessoas sobre problemas ambientais, afirmou Leicht. “É interessante ver como essas iniciativas podem ter um impacto na mentalidade das pessoas."
O Câmbio Verde chamou atenção do francês Louis Albert De Broglie, especialista em educação ambiental, ciências naturais e planejamento urbano. “É um programa fantástico”, comentou. “A combinação de trabalho com o lixo e a troca por alimento traz muito mais respeito à comida”, analisou De Broglie, representante da instituição Deyrolle, de Paris.
As visitas foram conduzidas pela gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, que fez uma apresentação sobre os detalhes técnicos e históricos dos programas.
“Podemos passar um pouco da experiência do que estamos desenvolvendo em Curitiba”, disse. Leila destacou que a passagem de profissionais de grande conhecimento ajuda a alinhar programas locais à agenda de organismo internacionais. “Suas perguntas foram muito pertinentes e de alto nível técnico, foi muito produtivo”, avaliou.
Câmbio Verde
Além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados. Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo vale um quilo de alimento.
Em setembro do ano passado, mais 250 pessoas passaram a ser atendidas pelo programa, com a inclusão de um ponto na Vila Portelinha. Ao todo, são atendidas, em média, 7 mil pessoas por mês e coletadas 350 toneladas de recicláveis. A quantidade de alimentos chega a 100 toneladas por mês.
Ecocidadão
Lançado em 2007, o programa Ecocidadão visa a melhoria da qualidade de vida dos catadores de material reciclável da cidade e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais recicláveis e reutilizáveis.
Cada associação participante recebe remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para suprir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade