PMF entrega jogos digitais que interagem com estudantes com deficiências


O equipamento potencializa a resolução de problemas com foco na alfabetização e no letramento dos anos iniciais

foto/divulgação: Leonardo de Souza

Igor e a professora Mayara
Igor Gabriel Lima do Amaral tem 9 anos e é cego. Estudante do quarto ano da Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, é uma das 33 crianças com deficiência que a sala multimeios da unidade atende, e que se beneficiará da mesa de jogos digitais, as chamadas playtables. Elas estão sendo entregues pela Prefeitura de Florianópolis aos estabelecimentos de ensino da rede municipal.

Segundo Mayara Freitas da Rosa, professora de educação especial, o recurso vai qualificar o atendimento especializado, contribuindo para inclusão escolar cada vez maior das crianças. No evento de entrega das mesas, Igor brincou com um teclado sonoro. Cada tecla possuía um som diferente, para desenvolver sua compreensão auditiva.  “Ele saiu da brincadeira rindo e cantando. Foi muito gratificante”, conta a professora Mayara, que estava com ele no momento.

A tecnologia reconhece qualquer toque humano e também de objetos de plástico, metal e feltro, facilitando o acesso e a utilização da plataforma por crianças com deficiência motora.

A ideia também colabora com a inclusão de deficientes auditivos na hora da contação de histórias. Enquanto o professor mostra a história no aplicativo, que traz gravuras, escrita e áudio, um vídeo com uma intérprete de libras é exibido na tela. Assim, o estudante acompanha o ritmo do áudio e interage com as gravuras dos livros.

Além da Anísio Teixeira, neste primeiro lote, o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, e equipe, fizeram a entrega dos equipamentos nas escolas municipais João Alfredo Rohr, no Córrego Grande, e Osvaldo Galupo, no Morro do Horácio.

De acordo com o titular da Educação de Florianópolis, pensar nas possibilidades educativas da gamificação - a ciência que aplica mecânicas de jogos com o objetivo de engajar pessoas-, é uma forma de inovar e de tornar a aprendizagem mais dinâmica, interativa, prazerosa e mais próxima ao mundo real. “Já que os jogos digitais fazem, cada vez mais, parte do cotidiano das nossas crianças, vamos trazê-los para dentro da sala de aula também”, completa Maurício Fernandes.


A mesa


A PlayTable é uma mesa digital interativa que visa potencializar o desenvolvimento motor, social, cognitivo, emocional, raciocínio lógico e a resolução de problemas com foco na alfabetização e no letramento dos anos iniciais.

Cada mesa possui aplicativos previamente instalados com atividades das seguintes áreas: Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Estes aplicativos permitem o uso compartilhado, através dos games em equipe, ou individual, com uso acessível, por todos os estudantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade