Greca inaugura Farol do Saber e Inovação e anuncia outras duas unidades



O prefeito Rafael Greca inaugurou nesta terça-feira (6/3) o Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, ao lado da Escola Municipal Herley Mehl, no Pilarzinho. Greca anunciou as próximas unidades que seguirão o mesmo modelo da do Pilarzinho e se tornarão espaços maker: o Farol Rocha Pombo, vinculado à Escola Municipal Papa João XXIII, no Novo Mundo, e o Farol do Saber José de Alencar, na Escola Municipal São Mateus do Sul, no Pinheirinho.
“Curitiba foi a primeira cidade do país a ter uma universidade pública e será também a primeira a fazer uma educação pública inovadora”, disse o prefeito. A entrega do Farol do Saber nesta terça-feira, totalmente revitalizado, faz parte da programação de comemoração do 325° aniversário da cidade, festejado neste mês.
Aos estudantes, profissionais da escola e representantes da comunidade o prefeito ressaltou que nada substitui um cérebro que lê, mas que a tecnologia associada ao bom ensino eleva as oportunidades para o aprendizado acontecer. “O Farol que já tinha biblioteca e laboratório de informática ganhou fábrica de brinquedos. A criança imagina, desenha e fabrica sua peça usando a impressora 3D”, disse Greca.
Para ser transformado em Farol do Saber e Inovação a unidade, que fica ao lado da escola, foi reformada, equipada e ganhou espaço para criação de protótipos, onde objetos são criados a partir da proposta de educação maker. Também recebeu nova pintura e plotagem, além de troca de piso, da louça do banheiro e das torneiras e substituição das chapas metálicas e lâmpadas, que agora são de led.
Novo modelo
Esse é o segundo Farol do Saber e Inovação a entrar em funcionamento, de um total de dez que serão implantados até o fim deste ano - um em cada regional da cidade. O primeiro a funcionar no novo modelo foi o Farol Herbert José de Souza, junto à Escola Municipal Marumbi, no Uberaba, inaugurado em outubro.
O Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira atende 685 estudantes das turmas do 1º ao 9º do ensino fundamental da escola vizinha. Também é espaço de disseminação de cultura e conhecimento para a comunidade. O acervo com mais de 9.300 exemplares gira entre os 7.329 frequentadores que já fizeram mais de 103 mil empréstimos e 112 mil acessos à internet.
Os estudantes já estão participando de projetos de fabricação digital, articulados com os conteúdos aprendidos em sala de aula. Uma das primeiras produções dentro do novo Farol foi uma sementeira criada pela turma do 8º ano para proteger as folhas da araucária da ação das formigas. A invenção nasceu depois de meninos e meninas observarem o prejuízo sofrido pelas plantas no pomar da escola.
“Muitas ideias surgiram e percebemos que temos inúmeras possibilidades de resolver uma situação. É incrível o que esse espaço passou a representar em nossa vida”, disse o estudante Yago Philipe Fernandes Muschalski, de 13 anos, um dos integrantes da turma.
Desafio
A secretária municipal da educação, Maria Sílvia Bacila, destacou os resultados já alcançados pelo projeto Farol do Saber e Inovação. “Fomos selecionados no Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e o MIT Media Lab. Somos uma das oito experiências (única da região sul) selecionadas entre 213 projetos participantes, para integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição”, comemorou Maria Sílvia.
Participaram da inauguração a diretora da Escola Municipal Herley Mehl, Karine Lara Braun, e a equipe de profissionais; o superintendente Executivo da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute; e a chefe do Núcleo da Educação do Boa Vista, Michele Prado. Também esteve presente a coordenadora de Projetos, Andrea Barletta; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich; e a administradora da Regional Boa Vista, Janaina Lopes Gehr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços