Novos servidores na prisão de Canoas vão liberar PMs para ruas




Os 130 servidores designados para a unidade fazem parte do plano de ocupação total do complexo
Os 130 servidores designados para a unidade fazem parte do plano de ocupação total do complexo - Foto: Divulgação/Susepe
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) assume a operação da Penitenciária de Canoas 2 a partir das 18h desta quarta-feira (7). Os 130 servidores designados para a unidade fazem parte do plano de ocupação total do complexo, que possui quatro casas prisionais e capacidade de 2.808 vagas.
O governo do Estado havia anunciado, em 29 de outubro de 2016, que os policiais militares destacados para atuar na Pecan 2 desempenhariam esta função durante o curso de formação de agentes penitenciários, cuja formatura ocorreu nessa terça (6). A direção da casa, no entanto, sempre esteve a cargo da Susepe.

Em média, cerca de 40 PMs faziam a segurança operacional do complexo. A medida foi adotada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para cumprir decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul de retirar presos provisórios das delegacias de polícia, então superlotadas. "Não havia como atender à decisão da Justiça sem lançar mão deste expediente. No entanto, afirmamos desde o início que se tratava de uma condição provisória", lembra o secretário Cezar Schirmer.

O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), Fabrício Ragagnin, corrobora o que diz o secretário, lembrando que nem todos os agentes direcionados são oriundos do último curso de formação. "Cumprimos o que havíamos planejado: tão logo os novos servidores estivessem aptos, a Susepe assumiria o comando total da gestão da Pecan 2. Para tanto, iremos utilizar profissionais experientes com os novos agentes, garantindo o melhor desempenho do efetivo empregado", afirma.

Texto: Ascom Susepe
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade