Guarda Municipal define equipes específicas para patrulhar escolas



O patrulhamento escolar feito pela Guarda Municipal no entorno das unidades da rede municipal de educação agora conta com viaturas e equipes específicas. O objetivo deste trabalho de policiamento preventivo escolar, autorizado pelo secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, é promover o entrosamento dos guardas com a comunidade de cada região e seus problemas. 
São dez viaturas que se dedicam à ronda das áreas escolares municipais – entre escolas, creches e unidades de educação especial. Elas são ocupadas preferencialmente pela mesma dupla de guardas municipais. Cabe a eles planejar as atividades de cada dia e percorrer os endereços das unidades de ensino, no começo e no final de cada dia de aula. Porém, em momentos de baixa demanda na área escolar, também podem dar suporte aos colegas no atendimento de outras situações.
Comunidade apoia 
“É um trabalho excelente. Garante a segurança dos nossos filhos e impõe respeito no trânsito, pois tem muito pai que não obedece a sinalização e quer parar em local proibido”, opina José Luís Alves dos Santos, pai da estudante Eduarda, do 4º ano da Escola Municipal Umuarama, no Capão Raso (Regional Pinheirinho). É a mesma queixa da motorista de van Dioneide Ribas que, graças à presença dos guardas, na manhã desta terça-feira (6/3) não teve problemas para estacionar seu veículo.
"Esse entrosamento e o repasse de orientações são muito importantes para garantir a segurança de todos", afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Outros problemas 

O trânsito, entretanto, não é o único objeto da atenção dos guardas. Segundo o guarda municipal Luiz Carlos da Silva, durante o patrulhamento, a equipe dele já se deparou com pessoas suspeitas de pedofilia e uso de droga ilícita. “É comum que moradores das ruas próximas às escolas e diretoras nos alertem para situações assim. A parceria com eles é fundamental”, diz Silva, que tem 12 anos de corporação e 11 trabalhando junto às escolas.
Para o empreiteiro aposentado Jorge Nunes Flores, que mora em frente à Escola Umuarama, a presença da Guarda Municipal é necessária. A escola fica na Rua Frei Teófilo com a Francisco Biscardi. “Essa é uma rua que serve de caminho tanto para quem vai à CIC como quem quer ir para região central. Então, não tem como não ficar de olho no trânsito”, diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade