Balanço da Operação Verão registra redução de afogamentos




Ampliação do trabalho de alerta dos salva-vidas para sinalizar situações de risco trouxe bons resultados
Ampliação do trabalho de alerta dos salva-vidas para sinalizar situações de risco trouxe bons resultados - Foto: Divulgação
Balanço da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) registrou redução histórica no número de salvamentos e de afogamentos em comparação com dados dos últimos dez anos. Houve queda de 60% nos salvamentos e 97% nos óbitos. Os resultados demonstram aumento nas intervenções preventivas (194.157, 47% superior a 2017), redução para 665 salvamentos e apenas uma morte.
Conforme os Bombeiros, os bons resultados se devem à ampliação do trabalho de alerta dos salva-vidas para sinalizar situações de risco aos banhistas. A melhor identificação dos agentes, novo uniforme, alertas de delimitação da área de banho seguro e aprimoramento das bandeiras de sinalização também foram considerados essenciais.
Além disso, o projeto Guarda-vidas Mirim e Master ainda ajudou na segurança entre crianças e adultos. Foram 2.559 crianças formadas no curso em 51 edições, atingindo de forma direta 6.777 pessoas. Outra parceria com a Faders - Acessibilidade e Inclusão preveniu deficientes auditivos sobre o banho seguro.
Os bombeiros também auxiliaram a população em casos de queimaduras de água-viva, orientando sobre como evitá-las ou agir em caso de contato (indica-se a colocação de vinagre na região queimada). Foram registrados 12.806 casos.
Texto: Ascom CBMRS
Edição: Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade