Gabriel Bonfim mostra imagens de mulheres e seus dias de luta

Nesta terça-feira (6/3), antevéspera Dia Internacional da Mulher, o Museu da Fotografia, no Solar do Barão, recebe a nova exposição do fotógrafo brasileiro radicado na Suíça Gabriel Bonfim. A mostra destaca a questão da mulher e o seu lugar no mundo.
A exposição recebeu o título M, como referência à palavra mulher e também a Maria, nome feminino mais popular na América do Sul. As imagens apresentam mulheres marginalizadas e que lutam para reconquistar seu espaço na sociedade, como Maria da Penha, a atriz anã Juliana Caldas, e outras.
Em duas salas do Museu da Fotografia, a exposição contará com fotos em cores das mulheres apresentadas neste trabalho, além de uma videoinstalação em 11 telas e uma série de 12 imagens da coleção Portraits do acervo de arte de Gabriel Bonfim, com retratos feitos por ele em vários lugares do mundo.
A exposição tem como slogan Meu lugar na Sociedade, e nela Gabriel Bonfim retrata cenas aparentemente comuns na vida de mulheres brasileiras. No registro da transexual na escadaria Selarón, no Rio de Janeiro, ou da Ialorixá na igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador, as imagens descortinam histórias que vão levar o espectador a perceber algumas das dificuldades enfrentadas por essas mulheres.
Curitiba é a primeira cidade a inaugurar a exposição, que também será apresentada em São Paulo (em 8/3) e no Rio de Janeiro (14/3). “É uma cidade importante no âmbito nacional. Além de uma referência no campo da fotografia, verifiquei que há uma grande quantidade de grupos e instituições que lutam pelos direitos das mulheres na capital paranaense”, observa Gabriel Bonfim. 
Curitiba será a cidade em que M permanecerá por mais tempo em cartaz, de 7 de março a 10 de junho. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feia, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado e domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita. 
“Busquei resgatar a história de luta de cada uma das minhas convidadas a partir de onde as fotografei. É como se ao retratá-las ali, nos mais belos e importantes locais no centro dessa sociedade, pudéssemos ressignificar aquele espaço e, assim, como protagonistas de suas histórias, elas retomariam o seu lugar na sociedade que as marginalizou. Meu trabalho tem como objetivo trazer um pouco desse incômodo para que toque as pessoas e as leve a pensar”, declara Gabriel Bonfim.

Serviço: M. Meu lugar na Sociedade
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba/Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro)
Data: de terça-feira (6/3) a 10 de junho
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado e domingo, das 12h às 18h
Telefone: (41) 3321-3260
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços