Aberta seleção de residência em medicina de família e comunidade


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Iniciativas de telemedicina e teleoftalmo fazem parte da linha de atuação
Iniciativas de telemedicina e teleoftalmo fazem parte da linha de atuação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com inscrições abertas no processo seletivo público para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. As inscrições terminam em 19 de março, ás 20h59 (horário de Brasília), e podem ser feitas exclusivamente no site da Fundação Médica do Rio Grande do Sul, neste link. São 15 vagas destinadas a portadores do diploma de conclusão do curso de medicina em instituição brasileira legalmente reconhecida ou do diploma de conclusão do curso de medicina obtido no exterior, devidamente revalidado, conforme a legislação vigente.

O processo seletivo será composto de uma única fase com duas etapas: a primeira será constituída de prova objetiva e a segunda constará da análise de curriculum vitae. A prova objetiva será aplicada no dia 22 de março, com duração prevista de uma hora e trinta minutos e início marcado para as 10h, em local a ser informado no site www.fundacaomedicars.org.br, de acordo com o cronograma do processo seletivo. O início das atividades da residência médica será no dia 2 de abril.

Inovação em saúde - A SMS tem implementado uma série de iniciativas no sentido de qualificar a atenção primária, que inclui o atendimento nas unidades de saúde. Está em andamento o PCA Tool (Primary Care Assessment Tool), instrumento de avaliação baseado em perguntas feitas a usuários e profissionais, permitindo a produção de um escore geral da atenção primária, com valores de zero a dez.

Além disso, Porto Alegre será a primeira cidade do país a integrar o laboratório de inovação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Conforme o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a metodologia é utilizada para a observação de práticas inovadoras e exitosas na atenção primária. No laboratório, todas as mudanças estão voltadas ao atendimento das necessidades dos cidadãos. Iniciativas de telemedicina, telessaúde e teleoftalmo também fazem parte da linha de atuação da secretaria.

Processo seletivo para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Edital, cronograma e inscrições: de 7 a 19 de março, neste link. Prova dia 22 de março.
Dúvidas pelo e-mail: residenciamfcsmspoa@gmail.com

/medicos
Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Andrea Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços