Brasileiros estão entre os que mais usam smartphone para
viajar
País fica atrás apenas da China e da Tailândia
em índice de turistas que usam o aparelho para organizar o
passeio
Gustavo Henrique Braga*
Pesquisa do site TripAdvisor mostra que o smartphone é uma
ferramenta cada vez mais usada pelos viajantes. De acordo com o estudo, 59%
dos brasileiros são classificados como “viajantes
conectados” – termo que define pessoas que usam o aparelho para
planejar ou reservar a viagem. O Brasil fica atrás apenas da China e
da Tailândia, ambos com 65%. Ao todo, foram conduzidas 44 mil
entrevistas com turistas e representantes do setor hoteleiro em todo o
mundo.
O
levantamento identificou que 45% dos viajantes conectados costumam usar o
smartphone para reservar atrações, 72%, para procurar
restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as
acomodações ofereçam check-in via dispositivos
móveis. O estudo também mostra que os empresários
brasileiros precisam investir mais nesse tipo de cliente, já que 61%
dos público que pretende visitar o Brasil nos próximos 12
meses pertence à categoria viajantes conectados.
O
TripAdvisor sugere que, para atender a este público, o hotel deve
oferecer adaptadores, conversores e uma variedade de carregadores.
Além disso, o investimento no desenvolvimento de aplicativos
é fundamental, pois 45% dos Viajantes Conectados gostariam de usar
aplicativos para fazer reservas enquanto estão viajando e 34%
gostariam de fazer o check-in via dispositivo móvel. O problema
é que apenas 16% dos hoteleiros no mundo oferecem essa ferramenta.
Conforme a pesquisa, menos da metade (41%) dos hotéis brasileiros
tem um site responsivo para smartphones.
As
conclusões do TripAdvisor reforçam números de
pesquisas do Ministério do Turismo relacionadas à
importância crescente da internet para o setor. Segundo o Estudo da
Demanda Turística Internacional, quatro (37%) em cada dez turistas
estrangeiros que desembarcam no Brasil usam a internet como principal fonte
de informações sobre sua viagem.
Dos
204 milhões de brasileiros, 110 milhões têm acesso
à internet e 96 milhões participam de redes sociais, segundo
informações da consultoria internacional independente We Are
Social. No mundo são 7,2 bilhões de pessoas, das quais 3
bilhões têm acesso à internet e 2 bilhões
participam de redes sociais. Outro dado relevante: só em 2014, mais
de 15 milhões de brasileiros compraram passagens pela internet, de
acordo com o SPC Brasil. Esses números demonstram a vital
importância das plataformas digitais para divulgação de
destinos.
*Com informações do TripAdvisor
Comentários
Postar um comentário