Jogos metacognitivos para crianças no Planetário da Gávea
Por Mehane Albuquerque, Redação TN
Por Mehane Albuquerque, Redação TN
Até o dia 30 de junho, crianças até 12 anos
poderão conhecer a Estação do Futuro, com jogos metacognitivos
desenvolvidos pelo NCE-UFRJ, disponíveis para a garotada em
computadores instalados no Planetário da Gávea. A Estação do Futuro é
uma das atrações da Rio+20 e Você, agenda de eventos paralelos à Rio+20
organizada pelo Instituto Humanitare, em parceria com a Fundação
Planetário. Os jogos são fruto dos trabalhos de professores e alunos de
Educação Digital do NCE-UFRJ e têm o objetivo de melhorar a qualidade
da educação, acelerando o processo de aquisição de conhecimento de
crianças e adolescentes. A entrada é franca.
Os
professores Carlo Emmanoel T. de Oliveira e Carla Veronica M. Marques
são os responsáveis pelo projeto multidisciplinar que conta
principalmente com os alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Design,
Música e Engenharia. O projeto tem uma característica inédita: é
internível, pois além de alunos de graduação, mestrado e doutorado
reúne também alunos de ensino médio.
O
patrimônio deixado pelo professor emérito do Instituto de Psicologia
da UFRJ, Franco lo Presti Seminério (400 jogos cognitivos) e a ampla
fundamentação teórica deixada por ele e por diversos autores e teóricos
da Psicologia Cognitiva e da Neurociência foram os pilares para a
construção de novos paradigmas da Educação.
Segundo
a professora Carla Veronica, os jogos desenvolvidos com os alunos da
UFRJ são artefatos educacionais cientificamente produzidos para a
educação básica. Para a professora, a contribuição de Seminério é muito
forte, tem vínculo com a prática transformadora, o que fez com que os
alunos em treinamento profissional, em apenas 2,5 meses de curso
atingissem altos níveis de produção técnico-científica. Ao construírem
os games, os alunos fizeram saltos cognitivos, sendo eles próprios os
primeiros beneficiados dos efeitos da educação metacognitiva.
Comentários
Postar um comentário