Reunião e capacitação encerram a Semana da Hanseníase

A reunião e capacitação serão coordenadas pela médica dermatologista Maria Cristina Aranda; funcionários e médicos da Policlínica participam do evento



Para encerrar a Semana de Conscientização contra a Hanseníase, a organização da semana agendou uma reunião de atualização e capacitação com os dermatologista e funcionários da Policlínica Municipal. Coordenado pela médica dermatologista, referência municipal na doença, Maria Cristina Aranda, a reunião será às 9h, na própria Policlínica.
Segundo o gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Léia Pereira, a intenção é realizar a reunião de dois em dois meses. “A hanseníase é uma doença complicada de ser diagnosticada. A reunião serve para melhorar a parceria entre os serviços.”
Os médicos e funcionários da Policlínica receberão capacitação da médica, Maria Cristina, para melhorar o diagnóstico e o tratamento de pacientes com hanseníase. “Quanto mais capacitados, melhor a qualidade no atendimento aos pacientes com a doença”, explicou Léia.
Maria Cristina disse que a população acredita que a doença tenha sido extinta. “O número de casos de hanseníase é relevante. Aqui na região de Londrina, podemos apontar cerca de um caso por semana e, se pegarmos a 17ª Regional de Saúde, essa estatística chega a dois casos por semana”, revelou.
Sobre a capacitação, a médica afirmou ser muito importante os profissionais estarem se conscientizando sobre os diagnósticos e tratamento da doença. “Será uma conversa sobre a hanseníase em que vamos trocar experiências, tirar dúvidas, falar sobre os novos aspectos da doença, reforçando algumas diretrizes”, concluiu.

Semana de Conscientização contra a Hanseníase

A gerente de epidemiologia, Léia Pereira, também fez um balanço sobre a semana. “O objetivo era trabalhar na conscientização da população e está sendo atingido.” Léia apontou o evento realizado nesta manhã, no calçadão, como o mais importante para a conscientização da população. “Em relação à capacitação dos médicos, a reunião de amanhã será muito importante”, apontou.
A Semana de Conscientização contra a Hanseníase começou na segunda-feira e termina amanhã. Na quarta-feira, profissionais de unidades básicas e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de 21 municípios ligados à 17ª Regional de Saúde foram capacitados para identificar os danos físicos e sociais da hanseníase, através de um questionário.
Nesta manhã, a organização da semana, juntamente com os alunos do 4º ano de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foram até o calçadão ampliar a discussão sobre a hanseníase. Hoje, é lembrado como o Dia Estadual de Conscientização sobre Hanseníase, proposta pela Coordenação Estadual do Programa de Hanseníase do Governo do Paraná.

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente