Prefeitura entrega à população nova unidade de atendimento em saúde mental
Foto: Isabel Baldoni
Dando sequência à ampliação e ao fortalecimento da rede de atendimento em saúde mental de Belo Horizonte, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inaugurou mais uma unidade de serviço na sexta-feira, dia 30, o Centro de Referência em Saúde Mental Norte (Cersam-N), localizado na Rua Furquim Werneck, 125, no Bairro Guarani, que começa a funcionar no dia 9 de fevereiro.
O Cersam-N conta com seis consultórios, sala de observação, posto de enfermagem, farmácia, sala de plantão, salas comunitárias, piscina, banheiros adaptados, salas para descanso e reunião e ainda quatro leitos para pacientes que precisarem passar a noite na unidade. De acordo com a demanda, o número de leitos pode ser ampliado. O imóvel que abriga o Cersam-N passou por uma reforma, para garantir conforto e boas condições de atendimento aos usuários. A Prefeitura investiu R$ 80 mil nas obras de adequação. Para o prefeito Marcio Lacerda, o empenho da Prefeitura em ampliar o atendimento a esse público traz conforto tanto para os usuários quanto para seus familiares. “Desde 2009 foram construídos 7 Cersams. Esse esforço para ampliar a capacidade de atendimento traz segurança para famílias e usuários, por existir um local dedicado ao atendimento especializado, com 56 funcionários, incluindo médicos, psicólogos, farmacêuticos, cuidadores e profissionais de serviços gerais capazes de acolher as pessoas eventualmente em situação de emergência. É uma excelente instalação, capaz de atender entre 300 e 400 pacientes simultaneamente”, explicou.
“Esse é o oitavo Cersam da cidade, o que vem fortalecer ainda mais nossa rede de atendimento”, destacou a secretária municipal adjunta de Saúde, Marília Jannotti. Na rede de atendimento à saúde mental do município, o Cersam-N se junta a outras sete unidades equivalentes, distribuídas pelas regiões Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Pampulha, Venda Nova e Barreiro. A rede conta, ainda, com unidades especializadas no atendimento a pessoas com sofrimento mental decorrente do abuso de álcool e outras drogas: o Cersam-AD Barreiro, inaugurado em 2013, e o Cersam-AD Nordeste, aberto em 2014. Está em construção o Cersam-AD Noroeste, que deve ser concluído e entregue no segundo semestre deste ano. A assistência à saúde mental está presente, também, nos 147 centros de saúde da capital. Todos eles dispõem de psicólogos. “Oferecemos oficinas em grupos, atendimento ambulatorial, permanência diurna ou noturna, tudo visando resgatar a cidadania do indivíduo. Ao trazer um Cersam para a região Norte da cidade, aproximamos o lugar onde o usuário se situa do local de tratamento, facilitando o contato com a família e com a rede de atenção primária e fortalecendo a possibilidade de um melhor cuidado para o paciente”, contou a gerente da unidade, Vanessa Wilke.
Para o atendimento específico de pessoas em situação de rua, a Prefeitura criou, em 2011, os consultórios de rua, quatro equipes itinerantes que proporcionam tratamento aos dependentes químicos por meio de uma nova forma de abordagem. Essas equipes atuam como ponte entre o usuário e as políticas oferecidas pela Prefeitura. Duas novas equipes de consultório de rua devem entrar em ação ainda neste ano.
Cersam
Nos Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam), o tratamento busca a reconstrução e o fortalecimento dos laços sociais e afetivos do paciente, dando suporte aos familiares e favorecendo a reinserção social e a estabilização do quadro clínico do usuário. As unidades dedicam cuidados próprios a cada caso, com atendimento psicoterápico e medicamentoso, presença constante de equipe multiprofissional, além de oficinas, passeios e atividades de cultura e lazer. Cada Cersam atende, em média, 350 pacientes por mês.
Comentários
Postar um comentário