Ligações regionais transformam a vida de milhares de pessoas no interior no Rio Grande do Sul
“É um sonho que está se realizando. Há 30 anos esperamos esse asfalto, que vai ser uma mão na roda para nós. Acabará com essa sensação de isolamento. Mesmo que estejamos tão perto de tudo, era como se estivéssemos longe”, comemora o empresário Pedro Dosso, dono de uma agroindústria de produtos coloniais e caseiros às margens da VRS-826, em Alto Feliz. O asfaltamento de rotas entre diferentes regiões do Estado, como no caso da rodovia que passa pelo pequeno município do Vale do Caí, aproximou comunidades e rodovias até então separadas por estradas de chão batido.
As ligações regionais fazem parte do projeto do Governo do Estado de diminuir as desigualdades. No total, estão sendo investidos R$ 95,6 milhões nestas obras: quatro foram concluídas (Santo Ângelo - Distrito Industrial, aeroporto de Santo Ângelo-Catuípe, Camaquã e Não me Toque - Lagoa dos Três Cantos); seis têm entrega programada até o final deste ano e outras oito já estão contratadas para execução.
A tradicional Estrada Júlio de Castilhos, em Alto Feliz, foi construída por volta de 1900, e era então o único acesso entre Porto Alegre e a região norte do Estado. Por ela, passou o desenvolvimento econômico da região por quase um século. A abertura desta via representou, na época, o deslocamento do eixo econômico-social, definindo os contornos da hoje cidade.
Com a abertura da ERS-122 (que liga a Região Metropolitana à Serra), o fluxo serrano passou para a nova rodovia, isolando a região de Alto Feliz. Diariamente, dezenas de trabalhadores se deslocam por essa via, com destino a cidades como Farroupilha e Caxias do Sul. O mesmo ocorre com estudantes, em busca de mais qualificação. Para todos eles, a dificuldade de trafegar pela rodovia torna as distâncias maiores e afeta o desenvolvimento do município.
Esse problema está acabando. “Já penso em ampliar a produção, pois mais pessoas passarão por aqui. Tenho que transportar tortas, por exemplo, por essas estradas ruins, e demoro muito, pois não posso rodar rápido para não estragar o produto. Pode parecer pouco para muitos, mas para nós que moramos aqui é uma grande mudança”, comenta Dosso.
De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), obras de ligação regional têm capacidade de transformar pequenas comunidades e, até mesmo, de mudar o perfil econômico e social dos municípios.
"Nosso governo trabalha a infraestrutura e logística do Rio Grande do Sul com um olhar sobre o território, suas características e vocações econômicas. Por isso, muito mais do que pavimentar estradas, consideramos as ligações regionais no Plano de Obras Rodoviárias, que é o maior da história do Daer, como fundamentais para estabelecer corredores de escoamento da produção”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues. “Trata-se, portanto, de uma estratégia de desenvolvimento econômico regional, na medida em que permite também a redução do custo logístico, tornando os produtos gaúchos mais competitivos", completa.
Veja a situação das obras de ligações regionais no Rio Grande do Sul
Concluídas e entregues:
* SANTO ANGELO (DISTR. INDUSTRIAL): R$ 2.524.053,69
* AEROPORTO DE SANTO ANGELO - CATUÍPE: R$ 13.638.597,34
* ACESSO SUL A CAMAQUÃ: R$ 3.074.754,70
* ALEGRETE (CONTORNO): R$ 9.054.221,57
Ligações Regionais que serão concluídas até Dez/2014 - 10
* BOA VISTA - POSTO BRANCO: R$ 13.722.651,00
* NÃO ME TOQUE - LAGOA DOS TRÊS CANTOS: R$ 1.180.457,14
* PORTO LUCENA - PORTO XAVIER: R$ 8.602.239,75
* RS/486 - TERRA DE AREIA: R$ 1.783.144,88
* VÁRZEA DO CEDRO - ALZIRO RAMOS: R$ 1.798.683,44
* VIAMÃO - LAMI (4KM DOS 18 CONTRATADOS Vila Ventura): R$ 1.740.828,60
Em Andamento:
* CACHOEIRA DO SUL - RIO PARDO (LOTE 1): R$ 22.698.432,15
* CACHOEIRA DO SUL - RIO PARDO (LOTE 2): R$ 12.660.130,14
* ALTO FELIZ - LINHA BOÊMIOS: R$ 1.115.446,97
* IBIRUBÁ - ERS-506: Valores ainda não especificados
* TORQUATO SEVERO(BAGÉ): R$ 1.020.229,94
* TUPANCIRETÃ -SANTA TECLA: R$ 1.070.183,48
* MANOEL VIANA: Valores ainda não especificados
* ROLADOR: Valores ainda não especificados
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 95.684.054,79
Texto: Euclides Bitelo
Comentários
Postar um comentário