A 7ª. Edição da ExpoCatólica - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas realiza-se de 08 a 11 de abril, no Pavilhão Amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo. A feira estará aberta das 11h às 21h, de quinta a sábado e no domingo (11/04), encerra-se às 18h. Os dois primeiros dias da feira são destinados a profissionais do setor e os demais são de acesso liberado ao público em geral. O endereço do Pavilhão é Av. Otto Baumgart, 1000 - Próximo ao Shopping Center Norte.
Nesta sexta-feira, dia 09, a ExpoCatólica sedia mais uma reunião do grupo de trabalho do Turismo Religioso, que conta com a representação do Ministério do Turismo, alguns dos principais destinos religiosos do país e também, com empresários do setor. A reunião começa às 10h e na pauta está a apresentação dos resultados preliminares do Mapeamento de Turismo Religioso, elaborado pelo Ministério do Turismo.
Desde novembro de 2009 esse grupo vem se reunindo para formatar o segmento, ainda pouco representativo no Brasil, para a organização de toda a cadeia produtiva do turista peregrino, que é estimado em um público de mais de 20 mil pessoas no país. “Acreditamos que com a organização do setor venha a promover o crescimento das cidades que apresentam esse potencial e que possamos ter também, no Brasil, um segmento próspero nos entornos das rotas de peregrinação, como ocorre historicamente na Europa e Oriente”, defende Fábio Castro, diretor da Promocat, empresa que promove a feira. Pioneiramente a ExpoCatólica abriu um espaço para a temática, quando investiu no Salão de Turismo Religioso há quatro anos. Hoje o Salão Peregrinus reúne as principais rotas desta modalidade de turismo, de peregrinação, que originalmente desencadeou o deslocamento das pessoas em direção a uma busca pelo sagrado.
Abertura da feira
A ExpoCatólica foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (08/04), em uma breve solenidade, que contou com a presença das principais instituições católicas. CNBB, CRB, CERIS, ANEC e a Arquidiocese de São Paulo. Esta é uma feira que oferece produtos e serviços para a Igreja Católica, em suas várias frentes de atuação. Paróquias, dioceses, seminários, casas de formação, escolas, universidades, obras assistenciais, institutos, etc, que estão presentes em todo o Brasil são o foco da feira e de seus expositores, que há quase 10 anos vêm se reunindo neste evento de negócios para atender às demandas de um cliente tão específico e tão abrangente. O resultado disso tem sido, desde então, a formatação do segmento religioso católico, organizado como setor de consumo de produtos e serviços, revelando ainda a cadeia produtiva que há em torno do setor.
Qualquer instituição religiosa, tal como as demais instituições públicas ou privadas, apresenta demandas de consumo diversas, como por exemplo, papelaria, movimentação de recursos financeiros, móveis, tecnologia, periféricos de informática, material de construção, e tantos outros itens, que irão promover a eficiência e o seu melhor funcionamento. A partir da revelação dessa conjuntura, da ExpoCatólica derivaram-se outras ações, específicas para a gestão eclesial, tais como o 6º. Congresso Nacional de Gestão Eclesial, realizado durante a feira, e a Revista Paróquias e Casas Religiosas, publicação bimestral e distribuída por meio de assinatura, para padres, freiras e leigos que estejam diretamente ligados a atividades de gestão de instituições da Igreja Católica. A revista está na 23ª. edição e em maio deste ano completa quatro anos de existência, com assinantes no Brasil e Exterior.
Os dois primeiros dias da Feira são destinados aos profissionais do setor e posteriormente a Feira será aberta ao púbico em geral. O acesso ao pavilhão é gratuito aos profissionais e para o público leigo, pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível ou R$ 5,00. Toda a arrecadação será destinada a obras sociais da Igreja.
Nesta sexta-feira, dia 09, a ExpoCatólica sedia mais uma reunião do grupo de trabalho do Turismo Religioso, que conta com a representação do Ministério do Turismo, alguns dos principais destinos religiosos do país e também, com empresários do setor. A reunião começa às 10h e na pauta está a apresentação dos resultados preliminares do Mapeamento de Turismo Religioso, elaborado pelo Ministério do Turismo.
Desde novembro de 2009 esse grupo vem se reunindo para formatar o segmento, ainda pouco representativo no Brasil, para a organização de toda a cadeia produtiva do turista peregrino, que é estimado em um público de mais de 20 mil pessoas no país. “Acreditamos que com a organização do setor venha a promover o crescimento das cidades que apresentam esse potencial e que possamos ter também, no Brasil, um segmento próspero nos entornos das rotas de peregrinação, como ocorre historicamente na Europa e Oriente”, defende Fábio Castro, diretor da Promocat, empresa que promove a feira. Pioneiramente a ExpoCatólica abriu um espaço para a temática, quando investiu no Salão de Turismo Religioso há quatro anos. Hoje o Salão Peregrinus reúne as principais rotas desta modalidade de turismo, de peregrinação, que originalmente desencadeou o deslocamento das pessoas em direção a uma busca pelo sagrado.
Abertura da feira
A ExpoCatólica foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (08/04), em uma breve solenidade, que contou com a presença das principais instituições católicas. CNBB, CRB, CERIS, ANEC e a Arquidiocese de São Paulo. Esta é uma feira que oferece produtos e serviços para a Igreja Católica, em suas várias frentes de atuação. Paróquias, dioceses, seminários, casas de formação, escolas, universidades, obras assistenciais, institutos, etc, que estão presentes em todo o Brasil são o foco da feira e de seus expositores, que há quase 10 anos vêm se reunindo neste evento de negócios para atender às demandas de um cliente tão específico e tão abrangente. O resultado disso tem sido, desde então, a formatação do segmento religioso católico, organizado como setor de consumo de produtos e serviços, revelando ainda a cadeia produtiva que há em torno do setor.
Qualquer instituição religiosa, tal como as demais instituições públicas ou privadas, apresenta demandas de consumo diversas, como por exemplo, papelaria, movimentação de recursos financeiros, móveis, tecnologia, periféricos de informática, material de construção, e tantos outros itens, que irão promover a eficiência e o seu melhor funcionamento. A partir da revelação dessa conjuntura, da ExpoCatólica derivaram-se outras ações, específicas para a gestão eclesial, tais como o 6º. Congresso Nacional de Gestão Eclesial, realizado durante a feira, e a Revista Paróquias e Casas Religiosas, publicação bimestral e distribuída por meio de assinatura, para padres, freiras e leigos que estejam diretamente ligados a atividades de gestão de instituições da Igreja Católica. A revista está na 23ª. edição e em maio deste ano completa quatro anos de existência, com assinantes no Brasil e Exterior.
Os dois primeiros dias da Feira são destinados aos profissionais do setor e posteriormente a Feira será aberta ao púbico em geral. O acesso ao pavilhão é gratuito aos profissionais e para o público leigo, pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível ou R$ 5,00. Toda a arrecadação será destinada a obras sociais da Igreja.
Comentários
Postar um comentário