“A Magia do Mundo dos Negócios” realiza 6ª Missão ao Vale do Silício

Imagem inline 3


Portal de Negócios coloca grupo de empresários em contato com algumas das maiores empresas do mundo na Califórnia

A Califórnia é repleta de atrativos para os brasileiros que buscam conhecer os Estados Unidos, mas o que vem chamando a atenção de muitas empresas locais são as multinacionais voltadas para a área de tecnologia, localizadas no Vale do Silício. Entre elas estão Google, Apple, Facebook, Twitter​, Microsoft, entre outras, além de grandes nomes da educação, entre eles a Stanford University e a University of California - Berkeley.

E foi para esse cenário que o portal de negócios “A Magia do Mundo dos Negócios”, em parceria com a BWI Participações, promoveu, dos dias 9 a 13 de maio, uma missão ao local com um grupo de empresários para que eles conhecessem e vivenciassem as experiências dessas empresas. A missão contou com diretores, empresários, consultores, profissionais de diferentes backgrounds ou que atuam em áreas distintas de uma mesma empresa.

Os participantes tiveram a chance de descobrir as respostas para as seguintes questões: o que faz do Vale do Silício um lugar tão especial? O que tem por traz das empresas mais inovadoras do mundo? Por que a região atrai tantos talentos?  Será as universidades, os engenheiros, as ideias? 

Alguns tinham o interesse em compreender um pouco mais sobre o mercado norte-americano e encontrar oportunidades de negócio, como no caso de Marcelo Salomão, diretor executivo e fundador da rede Gigatron Franchising, rede de franquias de serviços e tecnologia. “Essa missão foi muito produtiva. Com certeza, ter conhecido novas pessoas e profissionais vai ajudar muito o processo de internacionalização da Gigatron”, conta. Além disso, o executivo se impressionou com a “Magia do Mundo dos Negócios”. “A experiência e profissionalismo da Magia me surpreenderam”, salienta.

 Internacionalização
Assim como Salomão, outros empresários foram em busca da “internacionalização” de seus negócios. “Temos a intenção de internacionalizar a empresa, então, participei da viagem em busca de conhecimento para iniciar esse processo”, conta Emilio Benvenuto Neto, diretor da ACSN (Salto – SP). “Fiquei surpreso também ao ver como os profissionais do Vale não têm barreiras – diferente de nós brasileiros (de modo geral), que encontramos dificuldade de quase tudo. Isso foi um grande aprendizado!”, reforça.

Inovação
Outros participantes querem criar novos produtos e buscar ideias inovadoras, outros, entender o que tem sido feito de melhor no Vale para aplicar conceitos e melhorar seus negócios no Brasil. “O que mais me impressionou na viagem é como o efeito colaborativo contagia os empreendedores e mostra que é possível lançar ideias sem medo de ser copiado”, comenta Wiliam Kerniski, diretor executivo da LeadPix.

Surpresas
Alguns, que participaram da missão pela primeira vez, como Paulo Vasconcellos, diretor de tecnologia da LeadPix (Rio de Janeiro), foram em busca de um determinado objetivo, mas se surpreenderam. “Fui para a missão pensando em trazer uma grande ideia de negócio para o Brasil. Mas, acabei me deparando como uma realidade de se trabalhar business muito diferente do nosso país. Então, minha expectativa mudou. E comecei a entender o que eu poderia mudar no meu negócio”, conta. Ele também se surpreendeu com a quantidade de jovens brasileiros tentando emplacar suas ideias, seus sonhos. “O que eu vi foram jovens com muita garra e coragem”, complementa.

 Inspiração
E teve até quem foi à procura de informações para um livro de própria autoria. “Participei da missão com o objetivo de pesquisar um pouco mais sobre esse universo para um livro que estou escrevendo que aborda empresas que começaram em garagens e se tornaram impérios. Como a maioria delas está nessa região, esse foi uma ótima oportunidade para a busca de mais conhecimento”, conta Claudemir Oliveira, fundador e presidente da Seeds of Dreams, de Orlando (Estados Unidos), que atua no setor de programas corporativos no Brasil e Estados Unidos. “Contribuiu até como inspiração para eu escrever um capítulo extra sobre o Vale”, acrescenta.

O executivo também fez novas descobertas, durante a viagem: “Me impressionei ao perceber como a cultura da região permite a discussão de ideias de ‘forma aberta’ e livre, o que é muito difícil de ver no Brasil”, aponta. 

 Para Arthur Doria, diretor executivo da LeadPix, três aspectos sobre empreendedorismo o fizeram refletir: negócios colaborativos baseados em network; a capacidade de profissionais em se recriarem conforme o mercado; e um time unido em querer fazer acontecer é mais importante que o investimento e a ideia. “Certamente, vou tentar aplicar isso no meu dia a dia”, conta.

Execução
A editora-chefe do Portal A Magia do Mundo dos Negócios, Joyce Bianchi, complementa que Missões como essa tiram o empresário da sua rotina diária e ele se abre para novas possibilidades, começa a analisar sua empresa através de outras perspectivas e, com as experiências vivenciadas, pode colocar em prática soluções que não havia pensado, até então. “Um dos grandes aprendizados do Vale é que de nada adianta uma ideia se não houver execução. E não estamos falando de ideias revolucionárias, podem ser apenas maneiras diferentes de ​fazer um processo dentro da empresa”, finaliza. 

Roteiro
A Magia do Mundo dos Negócios ofereceu um roteiro completo. O grupo foi recebido por um dos diretores da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e recebeu muitas informações a respeito do Vale e como a Entidade em San Francisco pode ajudar as empresas brasileiras.

Três startups nascentes foram visitadas, porém com aporte de investimento, e abordaram sobre seus negócios, desafios iniciais, obstáculos e a conquista do investimento para alavancar seus negócios. Uma delas foi a GRAAVA, destaque nas revistas Forbes e Veja, cujo co-fundador é o brasileiro Marcelo do Rio que fundou e posteriormente vendeu a cervejaria Devassa.

Visitas Técnicas
De acordo com Ricardo Marques, executivo de canais da ACSN, as visitas técnicas foram os pontos mais produtivos desse processo. “Afinal, meus objetivos eram claramente voltados para operação e processos comerciais e de suporte”, conta.

Foram discutidos também temas como internacionalização, procedimentos para abertura de empresas nos Estados Unidos, impostos e questões trabalhistas, além, é claro, de um tour para fotos pelo Google e Apple. 

De acordo com André Bianchi, Sócio-Diretor de Negócios da empresa A Magia do Mundo dos Negócios, com o acesso privilegiado à algumas empresas e pessoas, sem dúvidas o destaque desta missão é a possibilidade de fazer conexões. As visitas técnicas abrangeram desde empresas conhecidas pelo mundo inteiro como o Google, Zendesk e Twitter que oferecem um universo de regalias para seus colaboradores, até a Labdoor, que hoje atua literalmente dentro de um galpão.

A todo momento havia uma nova oportunidade de contar sua história, trocar um cartão e fazer networking. “Todos os dias alguém ressaltava, nunca desperdice uma oportunidade de conexão. Aquele laço que pode parecer fraco hoje é o que pode lembrar de você e recomendá-lo amanhã. Essa teoria torna ainda mais importante quando trata-se de conexões no Vale do Silício”, finaliza André.

Brasil, por lá!
Os participantes puderam também conhecer um pouco melhor sobre algumas instituições criadas por brasileiros que tem o objetivo de auxiliar os conterrâneos na região. A Silicon House, por exemplo, oferece programas, workshops, eventos e consultoria personalizada para empreendedores do mundo inteiro.

Para Andrea Litto, Co-Founder, da SiliconHouse, apesar do Brasil passar por constantes fases de bastante adversidade, os empreendedores brasileiros ainda conseguem gerar oportunidades criativas e de alto potencial de inovação. “O que falta são mais estímulos, e a cultura do payback, onde os empreendedores que já tiveram sucesso, compartilham suas dificuldades e sua trajetória. Além disso, falta os empreendedores entenderem que só ter uma ideia não significa nada, por isso, é importante compartilhar e não ter medo de falhar”, finaliza.

Próxima missão
A próxima Missão ao Vale do Silício promovida pela A Magia do Mundo dos Negócios já está com suas inscrições abertas para o próximo semestre.  As vagas são limitadas, por isso, fiquem atentos para não perder essa oportunidade.

 Sobre A Magia do Mundo dos Negócios
 A Magia do Mundo dos Negócios é um dos maiores portais sobre negócios e empreendedorismo que atua em diferentes vertentes como e-commerce, expedições de negócios nacionais e internacionais, eventos empresariais e agenciamento de palestrantes. Nascido em fevereiro de 2013 por meio de uma página bem sucedida de uma rede social como um hobby, o negócio deu tão certo que em junho 2015 ganhou um CNPJ se tornando uma empresa que tem como objetivo e propósito fazer a diferença na vida das pessoas e auxilia-las no mundo dos negócios. Atualmente o portal soma mais de 100 mil visitas por mês e a página do Facebook já possui 300 mil seguidores com um alcance de quase 6 milhões de pessoas por mês.

Contato:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus