Livro: Cérebro e
educação infantil
|
|
|
|
|
Cérebro e educação infantil
- Como aplicar os conhecimentos da Ciência Cognitiva no
ensino de crianças de até 5 anos - 2ª edição
|
Autor(es):
|
|
Editora:
|
|
Área(s):
|
|
ISBN: 9788565848176
Páginas:190 pág.
|
Descrição:
Neste livro, as autoras apresentam diversas propostas
práticas sobre como aplicar os resultados das pesquisas atuais em ciência
cognitiva à aprendizagem de crianças de até 5 anos. Entre outros tópicos,
a obra traz atividades para:
• Desenvolver a autoestima e a inteligência
emocional;
• Ensinar as crianças a fazerem mapas mentais;
• Maximizar a aprendizagem por meio de música e
movimento;
• Promover bons relacionamentos com pais e
cuidadores.
SUMÁRIO DA OBRA
Prefácio
Introdução:
Entendendo o cérebro da criança
Passo 1: Vamos conhecer um cérebro
Passo 2: Conhecendo as crianças em seus
ambientes
Parte
Um: Preparando o clima e o contexto para a aprendizagem
Passo 1: Abordando as necessidades físicas das
crianças
Passo 2: Inclusão 30
Passo 3: Desenvolvendo a inteligência emocional
Passo 4: Proporcionando às crianças os instrumentos
para aprender
Passo 5: Lidando positivamente com o
comportamento
Passo 6: Promovendo parcerias com pais e
cuidadores
Parte
Dois: Promovendo o desenvolvimento independente
Passo 1: Fazendo o maior uso possível do
ambiente
Passo 2: Ajudando as crianças a desenvolver boas
habilidades de atenção
Passo 3: Ajudando as crianças a concentrarem-se na
atividade
Passo 4: Falando a língua da aprendizagem
Parte
Três: Desenvolvendo técnicas baseadas no cérebro
Passo 1: Ensinando as crianças a fazer mapas
mentais
Passo 2: Aventuras nas brincadeiras
Passo 3: Maximizando a aprendizagem por meio da
música
Passo 4: Ensinando e aprendendo pelo movimento
Passo 5: O lugar da tecnologia
Parte
Quatro: Ensinando inteligência
Passo 1: Ensino criativo para mais aprendizagem
Passo 2: Promovendo as bases do trabalho em
grupo
Passo 3: Ensinando com meios visuais, auditivos e
cinestésicos
Passo 4: Envolvendo as inteligências múltiplas
Passo 5: Sem pressa para aprender
Notas
Apêndices
Alguns princípios do planejamento
Vocabulário básico
Páginas úteis na internet
Material disponível no site
Referências
Índice
SOBRE
OS AUTORES
Nicola Call Começou
sua carreira como professora em Londres, tornando-se rapidamente
vice-diretora em três escolas. Atualmente, divide seu tempo entre
escrever e fazer pesquisas sobre Aprendizagem Acelerada em escolas.
Sally
Featherstone Professora, autora e consultora em educação infantil e
primeiros estágios da educação no Reino Unido e internacionalmente.
|
|
|
|
Livro: Cérebro e educação infantil
http://www.livrariaresposta.com.br/promocoes.php?id=696
Comentários
Postar um comentário