Previdência dos servidores é tema de ciclo de palestras no Teatro Pedro Ivo


Foto: Maurício Vieira/Secom

O segundo e último dia do evento “Liderança, Previdência e os Crescentes Desafios do Serviço Público” foi totalmente dedicado à questão previdenciária, com três palestras dedicadas ao tema. Subiram ao palco do teatro Pedro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, para falar com os servidores: Otoni Gonçalves Guimarães, ex-diretor de Regimes Próprios de Previdência do ministério da Previdência Social, Alcionei Vargas de Aguiar, auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), e Célio Peres, diretor-presidente da SCPrev, o sistema de previdência complementar do funcionalismo público.
Na avaliação da Wladimir Dalfovo, organizador do ciclo de palestras e presidente do Sindicato dos Analistas da Secretaria de Estado da Administração (SindiaSea), o balanço dois dias é extremamente positivo, com a discussão de temas relevantes não apenas para os servidores públicos, mas para a sociedade como um todo.
“A participação dos servidores foi muito interessante tanto aqui no teatro quanto por videoconferência e quem assistiu às palestras teve uma grande oportunidade de debater temas importantes e atuais”, disse Dalfovo, acrescentando que as imagens serão disponibilizadas pelo sistema da Diretoria da Escola de Administração Pública (DEAP) para quem não pôde comparecer.
O primeiro palestrante desta terça-feira, 30, foi Otoni Gonçalves Guimarães, ex-diretor de Regimes Próprios de Previdência do ministério da Previdência Social. Ele fez um panorama da atual situação do sistema brasileiro, com foco na aposentadoria dos servidores. Em linhas gerais, demonstrou que o problema é grave, mas que pode ser resolvido através de medidas de gestão.
Logo em seguida foi a vez de Alcionei Vargas de Aguiar, do TCE-SC. Ele seguiu uma linha de raciocínio parecida, mas afirmou serem necessárias mudanças a fim de garantir a continuidade dos pagamentos no médio e longo prazo. O auditor fez também uma provocação aos servidores: “Se isso partir do servidor, seria um grande passo e uma demonstração de maturidade”.
O último a subir ao palco foi Célio Peres, diretor-presidente da SCPrev. Ele fez uma explanação sobre como funciona o sistema e, ao fim, respondeu dúvidas da plateia, falando também sobre os desafios de gestão para o setor.
Liderança em debate
No primeiro dia de palestras, foram debatidos dois temas no Teatro Governador Pedro Ivo. A primeira mesa redonda teve três integrantes do Laboratório de Liderança & Gestão Responsável da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cristiano José Castro de Almeida, Aulia Esper e Isabella Bertoncini falaram sobre os desafios para os líderes, em especial no âmbito público.
Em seguida, foi a vez da palestrante Helena Salles, que mostrou dados sobre as diferenças ainda existentes entre homens e mulheres no setor público, apontando caminhos para uma efetiva igualdade entre os gêneros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus